Portal da Cidade Brusque

SEGURANÇA

Entidades apresentam alternativas para substituir o Fumpom

Assunto foi pauta de reunião entre representantes da ACIBr, CDL e Polícia Militar com a Prefeitura de Brusque.

Publicado em 09/09/2018 às 07:47

Diante da provável extinção do Fundo de Melhoria da Polícia Militar (Fumpom) e a preocupação em manter um bom nível de estrutura e aparelhamento da PM de Brusque e, consequentemente a qualidade da Segurança Pública no município, representantes da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) e da Polícia Militar da cidade estiveram reunidos na quarta-feira, 5 de setembro, na prefeitura de Brusque.

A reunião contou com a presença do presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter, o presidente da CDL Brusque, Fabricio Zen, o assessor jurídico das entidades, Dr. Osmar Peron Júnior, o comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, tenente coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, e o major da PM, Heintje Heerdt. Na ocasião, foram apresentadas ao prefeito de Brusque, Jonas Paegle, ao vice-prefeito José Ari Vequi, e ao secretário de Governo e Gestão Estratégica, Wiliam Molina, possíveis alternativas para a substituição do Fumpom na cidade.

Na oportunidade o presidente da ACIBr destacou a preocupação das entidades e a recente ida a Jaraguá do Sul, onde através da Associação Empresarial do município foram conhecidas as boas práticas da cidade e as alternativas encontradas com a mudança do Fundo em Jaraguá. Com isso, foram apresentadas algumas possibilidades legais para a administração municipal de Brusque, para que possam ser mantidos os repasses de valores à PM e também à Polícia Civil.

Entre as sugestões está a criação de um Convênio, denominado Radiopatrulha, para substituir o Fumpom, e que visa à aquisição de materiais, desde viaturas, pneus para esses veículos, manutenção dos mesmos, combustível, aquisição de armamento, coletes à prova de balas, entre outros.

“Não podemos fazer com que nossos policiais enfrentem a criminalidade de ‘peito aberto’. Eles precisam desse material e estrutura para realizar suas atividades, incluindo ações de inteligência, como o uso de drones, e demais equipamentos necessários, utilizados para investigações, também pela Polícia Civil. Precisamos encontrar alternativas, pois Brusque precisa manter seu nível de Segurança Pública. Estamos evoluindo na criação de soluções para conseguirmos fornecer recursos, tanto para a Polícia Militar como para a Civil”, comentou Habitzreuter, que destacou também a preocupação da instituição, já que a Segurança Pública é uma das bandeiras da entidade.

Da mesma forma o presidente da CDL Brusque destacou a relevância do tema e a urgência que ele precisa ser tratado, para que as polícias Militar e Civil da cidade não percam com as alterações em relação ao Fundo.

“Junto com a ACIBr, a CDL Brusque também integra o Conselho do Fumpom e vimos com bons olhos essas alternativas, como a criação de um novo convênio, que  já existe em outras cidades. Sabemos que a Segurança Pública é uma obrigação do Estado, mas nós enquanto munícipes e entidades de classe precisamos também fazer nosso trabalho, haja visto que Brusque tem um índice de qualidade no quesito Segurança Pública. E isso cabe buscar alternativas em conjunto com a Polícia Militar e o poder Executivo”, frisou.

Ao longo do encontro, o comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque frisou a importância dos recursos do Fundo, que tem sido essenciais para manter a qualidade da Segurança na cidade e para a polícia ter estrutura suficiente para continuar a prestar um bom trabalho e um bom serviço para a comunidade. “Essa reunião foi um grande passo dado, trouxemos a ideia desse novo convênio a ser feito para substituir o Fundo, que está encerrando a sua vigência. Essa ideia foi prontamente aceita. Quem sabe podemos iniciar 2019 com um novo projeto, mantendo a qualidade da segurança na cidade, podendo melhorá-la ainda mais. É o que esperamos e com isso, onde todos têm a ganhar”, enalteceu o tenente coronel.


Próximos passos

As alternativas apresentadas foram vistas de forma positiva pelo poder público municipal, que irá enviar as propostas aos setores de Tributação e à Procuradoria, para avaliar a legalidade das opções apresentadas. Uma nova reunião também deve ser feita nas próximas semanas com os representantes das entidades sobre o assunto.

“A reunião foi muito proveitosa, discutimos as propostas para podermos continuar com o repasse de valores às Polícias. Os índices são claros, a cidade se destacou nacionalmente por isso e sabemos que uma cidade segura é que atrai turistas e investidores. E essa é a preocupação a administração municipal tem, em não perder a qualidade do serviço da Segurança Pública”, declarou o vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi.


 


 


Fonte:

Deixe seu comentário