Portal da Cidade Brusque

ABANDONO

Idosa abandonada no Lions em Brusque é acolhida por conhecida da família

O caso da senhora de 64 anos, abandonada no Lar dos Idosos Lions Clube é acompanhando agora pelo Creas Tijucas.

Publicado em 13/07/2018 às 05:26

Na manhã desta sexta-feira (13) foi divulgada a notícia de que uma idosa, de 64 anos, foi abandonada em frente ao portão do Lar dos Idosos Lions Clube, no bairro Cedrinho, de Brusque.

Conforme reportagem postada na manhã desta sexta, pelo Portal da Cidade Brusque, a idosa foi, primeiramente, acolhida pela Polícia Militar de Brusque e posteriormente encaminhada ao Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) na manhã desta quinta-feira (12).

Segundo secretário de assistência Social, Deivis Júnior, o Creas entrou em contato com a irmã desta idosa, que passou o contato do sobrinho com quem a idosa morava, e foi constatado que ele e a esposa, haviam deixado a idosa por volta das 23h44 em frente a instituição.

"Eles [o sobrinho e a esposa], entraram em contato conosco [Creas], e afirmaram ter conhecimento do fato e concordaram em retornar a Brusque para buscar a idosa, que ficou muito feliz ao reencontrá-los", explica o secretário de assistência social de Brusque, Deivis Júnior.

Em contato com a Polícia Militar de Brusque, o Major  Heintje Heerdt  salienta que, "o caso dela, já que não configurava abandono de incapaz, neste caso, apesar dela ser idosa ela era bem lúcida. Então nossa ação inicial foi registrar o ocorrido e procurar assistência junto ao órgão público responsável"  afirma.

A idosa, que é do município de Tijucas, retornou para casa do sobrinho e está sendo supervisionada pela Assistência Social do Município que informou estarem " prestando atendimento psicológico, assistencial" Bianca, assistente social de Tijucas salienta ainda que  "estamos em busca de um lar pra ela, e vamos fazer outros encaminhamentos que no momento precisam ficar em sigilo"

Segundo Carlo Beatriz de Castilho, psicóloga do Creas de Tijucas, a idosa estava, pela manhã," bastante abalada, chorando muito, confusa. O casal que está com ela também estava muito nervosos, se sentido acoados", explica.

Diante da situação a senhora foi encaminhada para uma consulta médica, onde foi diagnosticada com depressão. Pelo casal não querer mais cuidar da idosa, o Creas Tijucas começou uma busca por uma instituição que pudesse abrigar a idosa.

"Entramos em contato com o Lar Santa Paz de Tijucas, mas eles não tem vagas. Buscamos diversas instituições mas está difícil por conta do valor, muitas vezes cobrados pelas instituições", explica a psicóloga.

Foi então que uma conhecida da família demonstrou interesse por cuidar da idosa temporariamente, enquanto encontram uma instituição para ela. "Nós averiguamos as referências desta pessoa, visitamos a casa dela e confirmamos com a idosa, se ela gostaria de ir para essa casa. Ela disse que sim e ficou muito contente com a notícia", explica Carla. e salienta "está é uma situação temporária, nós vamos acompanhar a estadia dela nesta casa e vamos continuar em busca de uma instituição que possa abrigá-la" finaliza.

Na tarde desta sexta-feira, o casal e a idosa foram até a Delegacia de Polícia Civil depor sobre o ocorrido nesta semana. A Unidade Básica de Saúde e o Creas devem enviar na segunda-feira um relatório e laudo completo sobre o estado a idosa à Polícia Civil, que deve abrir um inquérito sobre o caso junto ao Ministério Público.

Fonte:

Deixe seu comentário