Portal da Cidade Brusque

ABANDONO

Idosa de 64 anos é deixada no portão do Lar dos Idosos Lions Clube

O motivo do abandono, segundo a família, é que eles não teriam mais condições de prestar a assistência que a idosa necessitava.

Publicado em 12/07/2018 às 23:12

Uma senhora de 64 anos foi abandonada em frente do portão do Lar dos Idosos, no bairro Cedrinho, na madrugada da quinta-feira (12).

A ação foi filmada pelas câmeras de segurança do local (veja o vídeo). As imagens mostram que um Fiat Punto vermelho chegou ao portão do Lar dos Idosos, e uma pessoa acompanha a idosa até fora do carro, deixando-a no local com malas e saindo em seguida. 

Segundo Deivis Júnior, Secretário da Assistência Social de Brusque, quem deixou a idosa em frente ao Lar foram o sobrinho e a esposa dele, com quem a senhora convive.

A idosa ficou próximo ao portão até que um funcionário do Lar a encontrou, acolhendo a mulher e, logo depois, acionando a Polícia Militar. Posteriormente ela foi levada para a Delegacia de Polícia Civil e então para o 18º Batalhão de Polícia Militar, onde foi acolhida. 

Na manhã de quinta-feira (12) ela foi levada para o Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), de Brusque onde foi atendida.

"Encontramos uma irmã dessa senhora, que é do município de Tijucas, conseguimos um contato com ela, comentamos a situação de que ela [a idosa] estava aqui em Brusque, comentamos a situação. E perto de meio dia ela passou um contato do sobrinho, eles entraram em contato conosco [Creas], e afirmaram ter conhecimento do fato e concordaram em retornar a Brusque para buscar a idosa, que ficou muito feliz ao reencontrá-los", explica Deivis Júnior.

Segundo o Major Heintje Heerdt a Polícia Militar agiu de forma emergencial para atender a necessidade da idosa, "nós procuramos inicialmente um órgão responsável pelo caso dela, já que não configurava abandono de incapaz, neste caso, apesar dela ser idosa ela era bem lúcida. Então nossa ação inicial foi registrar o ocorrido e procurar assistência junto ao órgão público responsável"  afirma.

De primeiro momento a senhora permaneceu no alojamento feminino da Polícia Militar e posteriormente o Creas, órgão responsável, foi comunicado.

A idosa já havia recebido outros atendimentos. O motivo de os familiares terem a deixado no local encontro Brusque seria que não conseguiam mais prestar a assistência que a mulher necessitava. 

A redação do Portal da Cidade de Brusque está em contato com o Creas de Tijucas, órgão que agora é responsável por acompanhar o caso da senhora, mas até o momento não teve retorno.

Atualizado às 13h42 de sexta-feira (13)

Fonte:

Deixe seu comentário