Portal da Cidade Brusque

São Luiz

Mulher é detida por desacato e dano ao patrimônio público

Em gravação feita no momento da ocorrência ela se identifica como perita do IGP

Publicado em 09/05/2019 às 05:09
Atualizado em

(Foto: Divulgação/Reprodução)

Uma mulher foi detida após derrubar uma moto da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) e desacatar agentes. Ela se revoltou após ser abordada na avenida Otto Renaux, ela passou a ameaçar os servidores.

Em vídeo que circula pelas redes sociais do momento da ocorrência, ela se identifica como perita do Instituto Geral de Perícias (IGP). A Polícia Militar foi acionada para prestar apoio aos agentes. Ela acabou detida e encaminhada para a delegacia de polícia.

Atualização - 10h30

Com a repercussão do caso, o Executivo emitiu uma nota de esclarecimento sobre a abordagem e procedimentos adotados no processo (leia a integra abaixo). Até o momento, não há uma posição oficial do IGP sobre o caso.

Nota de esclarecimento

A Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade (SETRAM) , por meio da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), vem a público esclarecer os fatos que envolveram dois agentes da instituição durante uma abordagem de rotina ocorrida na avenida Otto Renaux, nas proximidades do número 432, na tarde desta quarta-feira (8). 

Por volta das 15h30, dois agentes de trânsito em rondas avistaram um carro em movimento, no qual a motorista estava manuseando um aparelho de telefone celular. Após alguns pedidos, a condutora finalmente estacionou o veículo. De imediato, foram solicitados os documentos de porte obrigatório, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro de Veículo (CRV), sendo necessário pedir mais de uma vez para que a mesma entregasse para os guardas. 

Como não havia nenhuma irregularidade na documentação, a motorista foi informada que seria multada, conforme prevê a Código Brasileiro de Trânsito, lei 9503/97, Artigo 252, apenas pelo uso do eletrônico durante condução veicular. Infração, diga-se de passagem considerada gravíssima, com perda de sete pontos na habilitação. 

Enquanto um dos agentes emitia a notificação, a motorista começou a desacatar os servidores, proferindo inclusive palavras de baixo calão. Logo após, chutou e derrubou uma das motocicletas da GTB. Também retirou seus documentos das mãos do agente e se evadiu do local. Vale salientar que em nenhum momento os agentes reagiram, pois esta é a orientação em casos dessa natureza, em virtude deles não portarem arma de fogo ou qualquer outro qualquer objeto de defesa pessoal. 

Após alguns minutos, a motorista voltou ao local da ocorrência, onde novamente quis discutir com os agentes de trânsito com a comunidade. A Polícia Militar foi acionada e conduziu a motorista para a Delegacia da Polícia Civil. 

Os dois agentes da GTB registraram Boletim de Ocorrência por Desacato, Ameaça e Dano ao Patrimônio Público. Neste quinta-feira, está agendada uma perícia na motocicleta que foi derrubada e danificada.

A prefeitura de Brusque, lamenta o ocorrido, e informa que irá cobrar o prejuízo da motocicleta. Declaramos ainda que a SETRAM e a GTB, assim como qualquer outro órgão público, cumpre a Legislação, sendo que nenhum cidadão está acima da lei

Fonte:

Deixe seu comentário