Portal da Cidade Brusque

Pressão

ACIBr cobra celeridade na aprovação de projeto da Barragem de Botuverá

Diretoria da entidade se reuniu ontem com a chefe do Parque Nacional da Serra do Itajaí e enalteceu importância da obra

Publicado em 21/03/2018 às 07:09

(Foto: ilustração)

Os milhares de recursos utilizados para a reconstrução da cidade de Brusque após as cheias que assolam o município de tempos em tempos, foram um dos argumentos utilizados pela diretoria da Associação Empresarial de Brusque, durante reunião realizada no final da tarde de ontem (19), com a presença da chefe do Parque Nacional da Serra do Itajaí, Rosária Sena Cardoso Farias. Também participaram do encontro, integrantes do Núcleo de Empresários de Botuverá, o prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi ‘Neni’ e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque, Fabricio Zen.

O Parque Nacional da Serra do Itajaí é uma das unidades de conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que analisa o projeto de construção da Barragem de Botuverá.

O presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter abriu os trabalhos mostrando à Rosária, imagens da cidade embaixo d’água, e que demonstram a preocupação constante de empresários e da população sempre que há informações de uma nova cheia no município. “Tudo isso, segundo os estudos que chegaram à nossa entidade, seriam minimizados pela Barragem de Botuverá. É uma obra muito importante para toda região. Defendemos a preservação do meio ambiente como um todo, mas entendemos que essa obra precisa sair do papel”, ressaltou.

O assessor jurídico da ACIBr, Osmar Peron Jr. destacou que a obra é a ‘última cartada’ da cidade, para minimizar os problemas causados a cada enchente. “A cidade tentou várias maneiras para minimizar os problemas das cheias: a retificação do curso do rio, o aumento da cabeceira das pontes, a construção das avenidas Beira Rio que servem como canal extravasor, entre outras. Além disso, a barragem não é só importante para a questão das cheias, mas também poderá servir, no futuro, como um reservatório de água potável para a região”, comentou.

Em seguida, o prefeito de Botuverá, Neni Colombi, expôs sua indignação com a morosidade de todo o projeto da Barragem, obra muito esperada pelos municípios da região. “O custo benefício dessa obra é infinitamente maior que os prejuízos causados a cada enchente em Brusque, é por isso que este município batalha junto conosco, para que a barragem seja construída. Infelizmente essa série de entraves no projeto ainda não tornou a barragem uma realidade. Mas eu solicito à senhora (Rosária), que assim que receber toda documentação, que nos chame para que possamos auxiliá-la nesta análise. É por isso que conclamo a todos, Brusque, Guabiruba, Botuverá, Itajaí, e também as entidades, para estarmos juntos na reivindicação desse projeto”, enfatizou.

Pareceres favoráveis

Na oportunidade, a chefe do Parque Nacional da Serra do Itajaí, Rosária Sena Cardoso Farias, se disse surpresa quando recebeu o convite de uma entidade de Brusque para uma reunião a respeito da Barragem de Botuverá. Porém, ao ouvir os argumentos do presidente da ACIBr, diretores e do prefeito de Botuverá, percebeu os benefícios que a obra trará ao município e à população em geral. “Fiquei um pouco curiosa, porque Brusque não está incluso nos nove municípios de área do Parque. Mas entendemos que a sociedade é isso mesmo, quando o interesse é maior, todos têm que estar unidos para que o objetivo seja alcançado”, afirmou.

Sobre o projeto da barragem, Rosária disse que deve recebê-lo em breve para analisá-lo de forma técnica e jurídica. Além disso, ela adiantou que há pareceres muito favoráveis à construção da barragem, porém, também há questionamentos pontuais. “Já é consenso em Brasília que a barragem será aprovada. Porém, tem uma condicionante que ainda não foi analisada, mas apesar disso, nosso Jurídico disse que não vê nenhum motivo pela não aprovação. Devo receber o processo ainda este mês e vamos nos dedicar a ele para que possa ser realizada esta obra, que é um sonho para a população que precisa ter uma segurança de vida”, complementou.

Em seguida, os diretores conheceram um pouco mais sobre o ICMBio, sobre os projetos desenvolvidos pelo Instituto Parque das Nascentes (IPAN) dentro do Parque Nacional da Serra do Itajaí, como trilhas diurnas e noturnas, projetos sociais, educação ambiental, monitoramento contra a extração de palmito e caçadores no local, entre outros.

Entre os assuntos brevemente discutidos esteve ainda a possibilidade de parcerias futuras com prefeituras e iniciativa privada, para alavancar o turismo no Parque Nacional nos municípios que o circundam.

O presidente da ACIBr classificou a reunião como muito proveitosa, já que a Barragem de Botuverá é uma reivindicação antiga da entidade e está em vias de, finalmente, ter uma aprovação final e sair do papel. “Toda a diretoria foi bem enfática na questão da necessidade dessa obra e acredito que há disposição da Rosária em finalizar esse projeto. Ela quer que a obra aconteça e com uma brevidade razoável. Podem existir algumas adequações ao projeto, e colocamos a entidade à disposição do ICMBio para que se resolva o quanto antes a aprovação final para a construção dessa barragem, que é de fundamental importância para as nossas cidades. Quanto à questão do turismo, deixamos a entidade de portas abertas para futuras parcerias e também em campanhas de conscientização para extinguir práticas de caça e extração de palmito no Parque”, analisou.


Fonte:

Deixe seu comentário