Portal da Cidade Brusque

ACIBr e CDL entregam ofícios para criação de Fundo para a Polícia Civil

Publicado em 17/03/2017 às 05:03

O presidente da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), Halisson Habitzreuter, o diretor Executivo da entidade, Candido Godoy, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Brusque, Michel Belli, estiveram reunidos na tarde de terça-feira, 14 de março, com o prefeito de Brusque, Jonas Paegle e com o vice-prefeito, Ari Vequi.

O encontro contou com a entrega de um ofício, por parte das entidades de classe, que solicitam ao poder público municipal a criação de um Fundo destinado à Polícia Civil, através de Lei Municipal.

O Fundo contaria com a destinação mensal de 2% do valor que retorna ao município através do repasse das taxas do DETRAN-SC, relativas ao Imposto de Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), dos veículos registrados em Brusque, para a Polícia Civil local. “É importante esclarecer que ninguém irá pagar nada a mais, ou seja, esse é um recurso que vem do Governo do Estado para a prefeitura de Brusque e uma parte desse recurso seria destinado à Polícia Civil. É apenas um repasse e esperamos que isso possa ocorrer em breve, que esse projeto seja encaminhado à Câmara de Vereadores e tenha o respaldo necessário. Esta é uma campanha que a ACIBr já tinha se comprometido, em defender a Segurança Pública como um todo, área que conta com uma grande contribuição da Polícia Civil”, declarou  Habitzreuter.

Fummpom e Fumrebom
Na oportunidade, os presidentes da ACIBr e CDL falaram do apoio das entidades na criação do Fundo, bem como defenderam a manutenção dos que já existem, como o Fundo Municipal de Melhoramento da Polícia Militar (Fummpom) e Fundo Municipal de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros (Fumrebom). “Com a experiência que já temos e, se conseguirmos a aprovação de um projeto de lei que contemple também a Polícia Civil, com certeza quem ganhará é o município, pois é a população que precisa da Segurança Pública. E a Polícia Civil tem um trabalho fundamental de investigação na área. Esperamos que esse projeto saia, para que Brusque seja, mais uma vez, exemplo para a região e talvez o Estado”, defendeu Belli.

Segundo o prefeito de Brusque, a cidade possui 98 mil veículos e, com o Fundo, além do reaparelhamento da Polícia Civil, esta seria uma forma de o município também contribuir para a segurança da cidade. “É importante a Polícia Civil ter esse suporte extra, para manter a sua parte administrativa e funcional. Assim a prefeitura participa da própria segurança da cidade, e garante à Polícia Civil melhores condições para atuar”, comentou Paegle.

Guabiruba
Da mesma forma, na tarde de quinta-feira, 16, o presidente da ACIBr e o diretor Executivo da entidade, realizaram a entrega do ofício para a criação do Fundo para a Polícia Civil ao prefeito de Guabiruba, Matias Kohler.

“Nós temos o compromisso com a Polícia Civil, com a Polícia Militar e com o Corpo de Bombeiros, para a melhoria da segurança pública nos municípios de Brusque, Guabiruba e Botuverá. Como sempre, o prefeito Matias nos recebeu bem, se mostrou solícito à proposta e vai fazer o encaminhamento e a discussão com a Câmara de Vereadores da cidade, que também é bastante produtiva e sensível às questões relacionadas à segurança pública”, avaliou o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter.

O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, ressaltou este compromisso da ACIBr e sua permanente preocupação com a coletividade. “Lógico que, por outro lado, para nós, da administração pública, também há a preocupação com os recursos e essa diluição em diferentes aplicações. Isto demonstra que o Estado está se omitindo cada vez mais e empurrando as necessidades para os municípios, porque as pessoas se unem e se sensibilizam por quem está mais próximo. A gente sabe que a Polícia Civil precisa de recursos e de uma estrutura mínima para funcionar. Mas, com o repasse, faltará dinheiro para se destinar à outra área. Só que não podemos ser omissos e vamos discutir com a Câmara uma forma de encontrar um denominador comum para atender a todos”, explica o prefeito. 

Fonte:

Deixe seu comentário