Portal da Cidade Brusque

Política

ACIBr realiza último painel com candidatos a prefeito de Brusque

Encontro realizado na sede da ACIBr ouviu as propostas dos candidatos Paulinho Sestrem e do coronel Moacir Gomes Ribeiro

Postado em 29/10/2020 às 07:20 |

(Foto: Ideia Comunicação)

(Foto: Ideia Comunicação)

O final da tarde de quarta-feira (28) marcou a realização do terceiro dia do Painel com os Candidatos a Prefeito de Brusque, promovido pelo Conselho das Entidades. O encontro, realizado na sede da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) com a presença de representantes e presidentes das entidades que compõem o Conselho, e transmitido nas redes sociais e simultaneamente na TV Brusque, recebeu os candidatos Paulinho Sestrem e o coronel Moacir Gomes Ribeiro. Na oportunidade, eles puderam discorrer sobre algumas propostas de seus planos de governo, bem como sobre a Carta de Reivindicações entregue pelo Conselho das Entidades.

O documento elenca 15 propostas, defendidas pelo Conselho, de forma isenta e apartidária, abordando questões referentes a diversos setores, como infraestrutura, economia, gestão pública, mobilidade urbana, inovação, desenvolvimento, transparência, segurança pública, entre outros. A Carta tem como objetivo o desenvolvimento local, em todos os âmbitos, bem como o empenho e comprometimento do futuro prefeito eleito, e foi elaborada de forma conjunta, pelos representantes de cada instituição. 

O Painel contou ainda com questionamentos elaborados pelas entidades. O candidato Paulinho Sestrem respondeu às perguntas formuladas pelo CEAB e pelo SIMMEBr. Em seguida Moacir Gomes Ribeiro respondeu aos questionamentos da Unifebe e do Observatório Social de Brusque. Este foi o último Painel realizado pelo Conselho, sendo que os dois anteriores foram realizados nos dias 19 e 21 de outubro, momento em que foram recebidos e ouvidos os candidatos Guilherme Marchewsky e José Ari Vequi; e Paulo Eccel e Ciro Roza. A ordem de participação de todos os seis candidatos ao pleito de 2020 foi definida através de sorteio, realizado no dia 8 de outubro.

Na avaliação da presidente da ACIBr, Rita Cassia Conti, o Painel foi muito significativo, já que oportunizou às entidades e também à população que acompanhou a transmissão, conhecer as propostas de cada candidato e o estilo de cada um. “Penso que é um momento democrático muito relevante para a cidade e para todos nós. É importante dizer que todas as entidades que integram o Conselho são apartidárias, e através do Painel demonstramos nossa sensibilidade de ouvir sobre os planos de governo dos candidatos, ao mesmo tempo em que externamos nosso posicionamento a respeito de que gostaríamos de contribuir com o poder público pelos próximos anos”, enfatiza.

Segundo Rita, o Conselho das Entidades representa em torno de 95% do PIB da região, entre indústrias, comércios e serviços, com mais de três mil empresas associadas envolvendo 40 mil trabalhadores. “É um Conselho que tem muita representatividade”, complementa. 

Para o presidente da AmpeBr, Ademir José Jorge, o Painel foi uma forma encontrada pelo Conselho das Entidades para auxiliar neste processo democrático que são as eleições municipais. “Todos os candidatos a prefeito e vice tiveram a oportunidade de falar sobre seus planos de governo e ideias para o município, sendo ouvidos e ouvindo também as entidades, que são uma força muito grande em nossa cidade. Nosso objetivo é este, que eles enxerguem isso com bons olhos, respeitando as entidades e todo o Conselho. Foram três dias de sabatinas com os candidatos, três momentos importantes para toda cidade”, enaltece.

O presidente da OAB de Brusque, Dr. Renato Munhoz, ressalta que o Painel, transmitido de forma simultânea para a população, vem ao encontro da campanha do Voto Consciente, realizada pela Subseção e abraçada pelo Conselho das Entidades. “Este momento que Brusque está vivenciando, capitaneado pelo Conselho das Entidades, é um divisor de águas em termos de democracia, em tempos tão estranhos que vivenciamos neste ano de 2020. Estamos todos distantes uns dos outros e ao mesmo tempo, com esta iniciativa que trouxemos aqui, na apresentação destes seis candidatos, buscamos levar para a proximidade do eleitor, do cidadão, a visão de cada um e a explanação com relação aos seus planos de governo. Almejamos que no dia 15 de novembro o mais preparado e aquele que a sociedade escolher, possa bem representar o nosso município”.

Avaliação Candidatos

O candidato Paulinho Sestrem avaliou o evento de forma muito positiva, especialmente o tempo disponibilizado para que se pudesse falar sobre as propostas para a cidade. “Poder estar aqui e trazer nosso plano de governo, inclusive o qual já contempla praticamente todas as reivindicações elencadas pelo Conselho, foi muito gratificante. Acompanhamos o trabalho dessas entidades há muitos anos e percebemos como são bem administradas, por isso classificamos este momento como muito significativo e ao mesmo tempo tranquilo, pois conseguimos falar sobre diversos pontos do nosso plano de governo, nossas ideias para a cidade e para toda população de Brusque”, comentou.

O candidato coronel Moacir Gomes Ribeiro também ficou muito satisfeito em participar do Painel. “É extremamente relevante termos este espaço para poder mostrar nosso plano de governo, nossas intenções como administrador da prefeitura e, principalmente, receber a Carta de Reivindicações, que fico feliz em dizer que muitas delas temos no nosso plano de governo, o que demonstra que estamos no caminho certo. Acredito que esta é a direção, debatermos, porque quem ganha com isso é a comunidade, a sociedade organizada. Vamos buscar fazer com que estas entidades possam participar do nosso governo como um ente consultivo, para que juntos encontremos as soluções dos grandes problemas que enfrentamos em nossa cidade”, frisou.

Debate

Além do Painel e da entrega da Carta de Reivindicações, o tradicional Debate da ACIBr entre os candidatos a prefeito municipal também será outro momento importante. O evento, realizado em parceria com o jornal O Município, acontece no dia 11 de novembro, às 19h, no Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB) e será transmitido ao vivo pelo portal e redes sociais do jornal, com compartilhamento nas redes sociais da ACIBr.

Devido à pandemia da Covid-19 esta edição do debate será adaptada ao formato virtual e poucas pessoas terão acesso ao teatro do CESCB, onde acontecerá a transmissão. “Será o grande desfecho antes das eleições e as entidades também terão oportunidade de realizar perguntas. É muito importante acompanharmos, afinal, depois teremos quatro anos com o próximo gestor, o qual tomará decisões importantes para nossa cidade”, ressalta a presidente da ACIBr.

Conselho

Integram o Conselho das Entidades de Brusque: Associação Empresarial de Brusque (ACIBr); Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL); Observatório Social de Brusque (OSBr); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Brusque; Sindicato do Comércio Varejista e Atacadista de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sindilojas); Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (Sindivest); Centro Universitário de Brusque – Unifebe; Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Brusque (SIMMEBr); o Sindicato da Construção e do Mobiliário de Brusque (Sinduscon); Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (CESCB); Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr); Clube de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Brusque (Ceab); e Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharia e Tinturaria de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sifitec).

Fonte:

Receba as notícias de Brusque no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário