Portal da Cidade Brusque

GUABIRUBA

Ao lado da mãe, Valmir Zirke projeta futuro mandato como prefeito de Guabiruba

"Dona Trude" foi servidora da Prefeitura Municipal por décadas e agora verá seu filho ocupando o cargo máximo do executivo guabirubense

Publicado em 30/11/2020 às 01:33
Atualizado em

(Foto: Celio Bruns Jr/Portal da Cidade Brusque)

Dona Maria Gertrudes Zirke começou sua trajetória na Prefeitura de Guabiruba o município ainda engatinhava em idade de fundação e emancipação. Ela conseguiu o emprego após seu pai solicita-lo à Carlos Boos, prefeito da época. A simpática senhora que é conhecida como “Dona Trude”, desempenhou a função por décadas, até ter sua história na casa do povo guabirubense interrompida no governo Orides Kormann. “Passei por vários prefeitos que eram do '15' (MDB) e nunca me demitiram, e eles sabiam que eu era do '11' (PP). Quando o Orides ganhou, no primeiro dia já me deram férias. Depois, fui chamada até a sala dele e recebi a notícia que tinha sido demitida”, relembra.

Na Prefeitura, ela servia café e também era a responsável por manter o local limpo. Após tantos anos trabalhando no executivo, ela a partir de 2021 verá seu filho, Valmir Zirke, ocupando o cargo de prefeito da cidade. “Eu chorei muito, até hoje fico emocionada. Quando eu trabalhava na prefeitura dizia que não queria que meus filhos se envolvessem com política, mas o Valmir sempre gostou disso. Eu tenho certeza que ele fará um trabalho muito bom, como já fez ao lado do Matias”, projeta o mandato do caçula da família.

Valmir Zirke na infância

Valmir Zirke tem um irmão gêmeo, Leomir Zirke. Dona Trude ainda tem a lembrança Da infância dos dois bem nítida em sua memória. “Eles sempre repartiam tudo. Quando um não ganhava presente em alguma data comemorativa, dividia com o outro. Eles eram muito queridos, brincavam o dia inteiro e não se escutava nada”, recorda.

O nascimento de gêmeos, na época, era algo que se tinha muito menos conhecimento do que nos dias atuais. Por isso, o dia em que os irmãos vieram ao mundo, em 3 de fevereiro de 1969, foi uma surpresa. “Dei à luz a eles em casa, com uma parteira. O primeiro a vir foi o Leomir, eu não sabia que viria outro até a parteira dizer que tinha mais um vindo”.



Dona Trude ao lado de seus filhos, incluindo os gêmeos Valmir e Leomir. Foto: Redes sociais

Desafios da gestão Zirke

Eleito com mais de 48% dos votos válidos, Valmir Zirke se prepara para assumir a prefeitura. Para ele, há vários desafios pela frente. Um deles, a água da cidade. “A gente ainda ouve muita reclamação de água suja ou falta de água. Mas falo com toda a certeza que isso irá melhorar, a empresa já começou a investir mais. O consumidor tem direito de cobrar. Converso muito com o gerente da Atlantis e sei que essa situação irá melhorar”, garante.


Valmir Zirke comemorando a vitória nas urnas. 

A saúde é outro ponto abordado por Zirke. “Nas visitas que fizemos na campanha, recebemos cobranças de um atendimento 24 horas na Associação Hospitalar de Guabiruba. Logo no início do meu mandato, irei sentar com a diretoria do hospital para que a gente possa conseguir esse atendimento 24 horas. São vários desafios, mas eu assumo com muita tranquilidade, estive oito anos ao lado do Matias. Tenho experiência e vontade de fazer. Não me sinto cansado, me sinto com cada vez mais vontade. É nossa obrigação.”

Transição Matias - Zirke

Zirke afirma que receberá uma prefeitura “enxuta”, numa situação diferente de quando ele e Matias Kohler assumiram, em 2013. “Pegar uma prefeitura com dinheiro é diferente”. Ele também cita as experiências que teve como prefeito interino em oito anos como vice, como fatores que o qualificam ainda mais para o cargo.

A transição do governo Matias Kohler para o governo Valmir Zirke já iniciou nos bastidores, através de conversas. “É um governo de continuidade, mas é um governo novo. Em breve, iremos definir quem irá permanecer e quem sairá. Aquilo que está funcionando, não tem porque trocar. Queremos que aqueles que chegarem e aqueles que permanecerem, tenham vontade de fazer o seu melhor e fazer muito mais do que já foi feito”, salienta. O novo prefeito de Guabiruba explica que alguns secretários serão substituídos e já manifestaram a vontade de deixarem suas pastas.

Matias Kohler não estará no governo

O atual prefeito, Matias Kohler, não terá cargo no novo governo. Segundo Zirke, Kohler voltará para a iniciativa privada, mas que poderá ser consultado por sua experiência e pelos anos de parceria. “Naquilo que ele poderá ajudar, ele continuará ajudando. Deixou claro que não queria nenhum cargo. Eu tive um bom professor, aprendi muito com ele. Mas não adianta ter um bom professor, se você não frequenta a aula. Eu tive essa vontade de me dedicar todos os dias na prefeitura. Isso fez com que as pessoas entendessem que eu seria a melhor opção para prefeito”, elogia.


Atual prefeito voltará à iniciativa privada. Foto: Redes Sociais

Trabalho como vice

Zirke diz que foi um vice atuante porque tinha a convicção de que “quem tem salário, precisa trabalhar”, e que estava presente todos os dias na Prefeitura nos últimos oito anos. Para ele, isso facilitou inclusive na campanha, já que ele estava ciente de todos os trabalhos que estavam sendo realizados na cidade. “Isso me deu um passo à frente aos outros candidatos. Eles viram que o Zirke estava todo dia na prefeitura e nas obras. Aqueles que diziam que iam fazer, já estiveram lá e não fizeram. Eu me orgulho de poder ter feito tudo isso em oito anos, fiz pensando na cidade que vivo”.

Trajetória e vida política

Valmir Zirke já foi presidente do Rotary Clube e atuou como diretor da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) entre 2002 e 2007, ajudando na melhoria da estrutura e na elaboração e conclusão de projetos como o bosque da Apae, Vila Germânica, ônibus e piscina hidroginástica, os quais ele diz que deixou um legado na instituição. Ainda é voluntário da APAE.

Foi também membro da comissão criadora e organizadora da Stadtplatzfest, festa de rua de Guabiruba.

Já na carreira política, foi candidato a prefeito nas eleições de 2004 e em 2008 concorreu como vereador. Não foi eleito, mas em 2008 foi o segundo mais votado, ficando de fora da Câmara pelos votos da legenda. Foi candidato a vice prefeito em 2012 e 2016, tendo sido eleito em ambas eleições.


por Celio Bruns Jr

Fonte:

Deixe seu comentário