Portal da Cidade Brusque

Após requerimento, Câmara adia discussão sobre projeto que proíbe vereadores de assumirem cargos na prefeitura

Publicado em 18/04/2017 às 05:31

Foto: Portal da Cidade Brusque

Após uma audiência realizada nesta segunda-feira (17) sobre um projeto que proíbe vereadores de assumirem cargos na prefeitura de Brusque, era esperado que a Câmara votasse o referido projeto hoje (18), em sessão ordinária. Mas as expectativas foram frustradas.

O projeto até estava na pauta para ser discutido e votado, porém, o vereador Ivan Martins (PSD) apresentou um requerimento para adiar a discussão por 30 dias. O requerimento foi aprovado por todos os vereadores. Martins afirma que não se trata de um projeto simples e que deve ser destinado um tempo maior para apreciá-lo.

“É um projeto importante, que vai romper o cordão umbilical que existe entre o legislativo e a prefeitura”.

O assunto tem rendido discussões desde que foi apresentado como projeto de emenda à Lei Orgânica do Município pela vereadora Ana Helena Boos (PP). A intenção é proibir que vereadores eleitos assumam cargos na prefeitura de Brusque, o que é uma prática comum.

O atual secretário de Educação do município, José Zancanaro, tem sido utilizado como exemplo. Ele foi eleito vereador nas últimas eleições, mas não chegou a assumir a cadeira, porque foi nomeado pelo prefeito Jonas Paegle para comandar a pasta. Em seu lugar na Câmamra ficou um suplente.

Antes do requerimento de Martins ser apresentado, o vereador Marcos Deichmann (PEN) deixou clara uma condição para votar a favor do projeto. Deichmann apresentou uma emenda para que a nova regra passe a valer apenas na próxima legislatura para, segundo ele, não prejudicar  a atuação de José Zancanaro na secretaria de Educação.

“Não vejo porque o projeto ser aprovado sem essa emenda. Já tivemos problemas recentes de trocas de secretários e, inclusive, na atual gestão. Se a emenda não for aprovada, meu parecer ao projeto será contrário”.

 

O projeto de emenda à Lei Orgânica do município só será discutido em sessão da Câmara de Vereadores após o período de 30 dias.

Fonte:

Deixe seu comentário