Portal da Cidade Brusque

Bombeiros comunitários serão promovidos em Guabiruba

Publicado em 13/10/2016 às 23:42

Na quarta-feira, 19, onze bombeiros comunitários serão promovidos em uma solenidade marcada para as 19h30 na Câmara Municipal de Vereadores de Guabiruba. Dez trabalham atualmente na cidade e um foi transferido recentemente. A cerimônia terá a participação de autoridades municipais, familiares dos promovendos e contará com a entrega do título de Amigo do Bombeiro e do tradicional banho aos formandos.

O presidente da Associação de Bombeiros Comunitários de Guabiruba, Sidinei Fischer, afirma que faz muito tempo que o município não tem essa formatura e por isso foi decidido contabilizar as horas trabalhadas dos voluntários e conceder o grau de promoção correspondente a cada um. “Para o bombeiro comunitário ser promovido é muito gratificante. Com a graduação maior, o grau hierárquico é mais alto, a autoridade maior, mas o respeito é o mesmo entre todos”, pontua.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Guabiruba, sargento Carlos Henrique de Andrade, enaltece a importância do trabalho voluntário, principalmente nos dias atuais em que há falta de efetivo de militares. “Nós só temos que incentivar e agradecer esse trabalho totalmente voluntário que essas pessoas realizam que é muito importante não somente para os bombeiros, mas para toda a comunidade”, destaca.

O quartel do Corpo de Bombeiros de Guabiruba foi fundado em 22 de dezembro de 2003 com nove bombeiros militares e cinco bombeiros comunitários vindos de Brusque. O primeiro comandante foi o sargento Antônio Valmir Rodrigues.

Em 2004 foi realizado o primeiro curso de bombeiros comunitários da cidade em parceria com Brusque onde se formaram quatro bombeiros comunitários. Já em 4 de agosto de 2004 foi fundada a Associação de Bombeiros Comunitários, sendo o primeiro   presidente eleito  Sidinei Fischer.

Desde a sua fundação, passou pela associação 38 bombeiros comunitários, entre formados na cidade e vindos transferidos de outros quartéis. Alguns pediram desligamento, outros transferência, restando hoje dez bombeiros comunitários ativos em Guabiruba.

Bombeiro Voluntário em Santa Catarina
Foi idealizado no estado em 1989, quando o major Milton Antônio Lazzaris colocou em prática as ideias defendidas em seus trabalhos de pesquisa ao chegar ao posto de comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Inicialmente esse tipo de organização denominava-se bombeiro misto e a primeira organização de bombeiro comunitário foi implantada no estado em dezembro de 1996 na cidade de Ituporanga. A corporação era composta por sete bombeiros militares e 17 bombeiros voluntários.

Fonte:

Deixe seu comentário