Portal da Cidade Brusque

Câmara abre processo disciplinar contra Roberto Prudêncio Neto

Corregedoria acatou denúncia feita por procurador-geral do município, que defende que Prudêncio invadiu prédio da prefeitura

Publicado em 06/07/2016 às 06:15

A Câmara Municipal de Brusque aceitou o pedido de abertura de processo contra o presidente do Legislativo municipal, Roberto Prudêncio Neto (PSD). Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (5), o pedido foi solicitado pelo procurador-geral do município, Mário Mesquita. O corregedor da Casa, Moacir Giraldi (DEM) deu parecer favorável à abertura do processo administrativo disciplinar contra Prudêncio Neto.

Para o procurador-geral, Prudêncio Neto invadiu o prédio da prefeitura, para retomar o cargo de prefeito interino, de forma irregular. O fato aconteceu no dia 10 de junho, após a juíza Iolanda Vokman determinar sua volta ao comando do executivo.

No parecer, Mesquita afirma que Prudêncio Neto entrou no prédio da prefeitura fora do horário de expediente, colocando em risco o patrimônio público municipal e os servidores que ali trabalham. Giraldi pontou no final do parecer que a posse também foi feita de forma irregular e inválida. “Não há como assumir o cargo de prefeito sem a cerimônia de posse. Está expresso em lei”, diz o corregedor.

Giraldi também afirma que Prudêncio Neto cometeu abuso de poder ao tentar reassumir o comando da prefeitura sem deixar o cargo de presidente do Legislativo municipal. “Pretendeu tomar posse como prefeito sem sair da sua função de presidente da Câmara. Isso configura abuso de poder”, afirma na conclusão do parecer.

O processo administrativo será analisado por uma comissão formada por vereadores. Eles foram sorteados durante a sessão ordinária desta terça-feira (5). Guilherme Marchewsky (PMDB), Jean Pirola (PP), Claudemir Duarte, o Tuta (PT), Joaquim Costa, o Manico (PMDB) e André Rezini (PPS) serão os parlamentares que analisarão ao caso. Marli Leandro (PT) fica como suplente da comissão.

 

O parecer final da comissão pode resultar no arquivamento da denúncia ou em medidas punitivas, onde Prudêncio Neto pode até perder o mandado. 

Fonte:

Deixe seu comentário