Portal da Cidade Brusque

Câmara aprova novo projeto para prolongamento da Beira Rio, sentido Santa Terezinha

Publicado em 19/01/2017 às 06:10

Os vereadores de Brusque se reuniram nesta quarta-feira (18) em uma sessão extraordinária para votar a alteração do artigo 2 da lei 3.899, que autoriza o município a aderir ao programa Badesc Cidades, para garantir um empréstimo que será usado para a obra de prolongamento da avenida Beira Rio, no bairro Santa Terezinha.

O projeto foi aprovado por unanimidade entre os vereadores. E deveria ser votado como uma exigência da Secretaria do Tesouro Nacional, já que se trata de uma alteração do projeto que pedia a concessão do empréstimo.

O vice-prefeito, Ari Vechi, esteve na sessão e foi autorizado a utilizar a tribuna para explicar a importância do projeto e a alteração da lei, que foi aprovada em 2015.

Até então, o empréstimo autorizado era de R$ 4 milhões, segundo Vechi, e o valor seria utilizado para as obras de 600 metros do canal extravasor do rio Itajaí-Mirim, próximo à Unifebe. O vice-prefeito explicou que o projeto não contemplava a camada asfáltica, ciclofaixa e a drenagem e, por isso, o Badesc pediu que a lei fosse alterada para liberar o valor.

Como o projeto já havia sido aprovado na gestão anterior, o prefeito Jonas Paegle decidiu ampliá-lo para utilizar o empréstimo já aprovado dos R$ 4 milhões e fazer 3,8 quilômetros de uma calha viária na obra.

“Além do canal extravasor, a obra vai contemplar a mobilidade urbana, porque vai desafogar o trânsito no Santa Terezinha, além de dificultar novas enchentes”, disse Vechi.

A prefeitura planeja ligar a margem direita da Beira Rio com a rodovia Antônio Heil, que está em fase de duplicação. Dessa forma, haveria mais um acesso para a cidade de Brusque.

Vechi justificou a urgência em votar o projeto já que o prazo para a assinatura do convênio com o Badesc termina dia 26 de janeiro, na próxima semana. Se passasse o prazo a prefeitura poderia perder o valor.

De acordo com o vice-prefeito, as obras devem começar entre 15 a 20 dias após a aprovação do projeto da alteração da lei.
Embora o projeto tenha sido aprovado por unanimidade na Câmara, boa parte dos vereadores ressaltou que um projeto desta gama não pode ser analisado e votado com tanta urgência. Ivan Martins (PSD) afirmou que a Câmara já votou diversos projetos de prolongamento da Beira Rio, mas que nunca nada foi feito. “Agora esperamos que a obra vá pra frente, mas já afirmo que se aparecer outro projeto para ser votado dessa forma, vou votar contra”.

Fonte:

Deixe seu comentário