Portal da Cidade Brusque

Câmara empossa vereadores da Legislatura 2017-2020

Publicado em 02/01/2017 às 05:15

A Câmara Municipal de Brusque realizou na tarde deste domingo, 1º de janeiro de 2017, a sessão de instalação e posse da Legislatura 2017-2020, no auditório do Teatro do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (Cescb). Por força regimental, o vereador Jean Daniel dos Santos Pirola (PP), eleito que mais recentemente exerceu cargo na mesa diretora da casa legislativa, presidiu a solenidade.

Após repetirem o juramento constitucional, assinaram o termo de posse e a declaração de bens os agora vereadores Sebastião Alexandre Isfer de Lima, o Dr. Lima (PSDB), Gerson Luiz Morelli, o Kéka (PSB), José Zancanaro (PSB), Paulo Rodrigo Sestrem, o Paulinho (PRP), Deivis da Silva, o Deivis Jr. (PMDB), Ivan Roberto Martins (PSD), Rogério dos Santos (PSD), Joaquim Costa, o Manico (PMDB), Cleiton Luiz Bittelbrunn (PRP), Ana Helena Boos (PP), Marcos Deichmann (PEN), Celso Carlos Emydio da Silva, o Dr. Celso (DEM), Leonardo Schmitz, o Léo (DEM), Claudemir Duarte, o Tuta (PT), e o próprio Pirola.   

Candidato que recebeu o maior número de votos (1929) no pleito eleitoral, Dr. Lima se manifestou em nome de todos os eleitos. Ele enalteceu aspectos históricos a respeito do funcionamento das câmaras de vereadores no Brasil e salientou fatos relacionados especificamente à Câmara de Brusque - como o período em que a Câmara esteve fechada durante o Estado Novo de Getúlio Vargas. “Neste dia 1º de janeiro de 2017, ao instalarem a legislatura e darem posse aos seus prefeitos, as câmaras municipais de todo o Brasil cumprem um dos mais importantes rituais do regime democrático, garantindo que a sociedade seja governada pelas lideranças eleitas pelo voto popular”, contrapôs o vereador.

Compuseram a mesa dos trabalhos, junto do vereador Jean Daniel dos Santos Pirola, o deputado estadual Serafim Venzon, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Brusque, Ewaldo Ristow Filho, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina, subseção de Brusque, Renato Munhoz, o tenente coronel Moacir Gomes ribeiro, comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, o pastor da Paróquia Luterana Bom Pastor, Werner Brunken, o presidente do Conselho dos Pastores de Brusque (Copab), Marcos Antônio da Silva Fagundes, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Michel Belli. A vereadora Ana Helena Boos secretariou o presidente da sessão.

Eleição da mesa diretora aconteceu logo após a solenidade
Após a realização da sessão de posse e instalação da 8ª Legislatura, no Teatro do Centro Empresarial de Brusque, os vereadores continuaram reunidos para eleição da Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2017/2018. Diante da inscrição de apenas uma chapa, todos os parlamentares manifestaram seus votos individualmente na tribuna, sendo que 12 foram favoráveis à chapa única e três se abstiveram de votar. Dessa forma, Jean Daniel dos Santos Pirola (PP) foi eleito presidente, Sebastião Alexandre Isfer de Lima (PSDB), vice-presidente, Paulo Rodrigo Sestrem (PRP), primeiro secretário e Claudemir Duarte (PT), segundo secretário.

 

Na condição de novo presidente do Legislativo brusquense, Jean Pirola fez uso da palavra. “Assim como fizemos quando estivemos à frente da Câmara de Vereadores, sempre chamando os vereadores para debater e tomar as decisões em conjunto, vamos continuar fazendo. Estaremos trabalhando com quinze mãos. Agradeço o vereador Celso da Silva, que abrindo mão da candidatura à presidência, acabou nos deixando alcançar esse grandioso cargo. Com toda certeza, vamos continuar almejando o melhor para a instituição. Em um ano e três meses, levamos a nossa Câmara a ser uma das melhores de Santa Catarina, alcançando o patamar de sexta Câmara mais econômica do Estado, e a primeira entre os municípios com mais de 50 mil habitantes”, salientou Jean.

 O presidente observou ainda que seu mandato tem data para iniciar e terminar. “No ano de 2018 já tenho um compromisso firmado com o vereador Celso da Silva e com o seu partido Democratas, de que abriremos mão da presidência para que o Democratas possa indicar o novo presidente da Câmara. Sem mais, agradeço a minha família, minha esposa, minha mãe, meu pai, minha irmã e meus filhos, aos eleitores que nos acompanharam, aos vereadores, funcionários da Câmara e à imprensa, aos familiares dos vereadores e aos líderes partidários aqui presentes. Podem contar com o vereador Jean Pirola pois irei continuar o trabalho que venho fazendo até então”, concluiu Pirola.

Ao encerrar a sessão, o presidente convocou reunião ordinária para o dia 7 de fevereiro, às 17 horas no Plenário da Câmara. 

 

Fonte:

Deixe seu comentário