Portal da Cidade Brusque

estaduais

CCJ aprova PL que prevê exame toxicológico para ingressar em universidades

Projeto de Lei teve voto favorável pela maioria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do estado de Santa Catarina (Alesc)

Publicado em 12/03/2020 às 08:01
Atualizado em

(Foto: Reprodução)

O projeto que prevê o exame toxicológico para estudantes que pretendem ingressar em universidades públicas estaduais de Santa Catarina foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (Alesc). O texto polêmico é de autoria de Jessé Lopes (PSL). A relatora da proposta, deputada Paulinha (PDT), apresentou parecer pela inconstitucionalidade do projeto, mas prevaleceu o voto vista de Ana Campagnolo (PSL), favorável à tramitação na Casa.

Votaram favoráveis ao posicionamento de Ana os deputados Kennedy Nunes (PSD), Luiz Fernando Vampiro (MDB), João Amin (PP), Maurício Eskudlark (PL) e Ivan Naatz (PL). A partir de agora, o projeto passará pelas comissões de Educação, Cultura e Desporto; e de Prevenção e Combate às Drogas.

Pelo texto de Lopes, o exame deverá ser entregue pelo candidato no momento da matrícula, com a coleta de material sendo feita, no máximo, 60 dias antes da data da inscrição acadêmica e janela de detecção de 180 dias. Ainda será exigido laudo médico com resultado do exame, o qual deverá ser negativo para o ingresso na instituição de ensino.

A proposta, inclusive, foi tema de audiência pública na Alesc, em 2019. Segundo o parlamentar, à época, um abaixo-assinado reuniu 10 mil pessoas interessadas no projeto.

Fonte:

Deixe seu comentário