Portal da Cidade Brusque

Comissão será criada para investigar Sistema Municipal de Saúde, em Brusque

Publicado em 08/03/2017 às 06:41

Foto: Portal da Cidade Brusque

Uma comissão especial será formada para verificar a situação atual do Sistema Municipal de Saúde em Brusque. A notícia foi dada na sessão da Câmara de Vereadores nesta terça-feira (7). O motivo seria as frequentes reclamações de usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS), quanto às filas para exames e consultas, entre outros problemas.

O requerimento que pede a criação da comissão foi formulado pelos vereadores Paulo Sestrem, Ana Helena Boos, Cleiton Bitterlbrunn, Claudemir Duarte, Sebastião Isfer de Lima e Marcos Deichmann.

O vereador Paulinho  afirma que a necessidade de investigação surgiu após visitar uma UBS do bairro Limeira. De acordo com Sestrem, nesta UBS estão cadastradas cerca de 16 mil pessoas que devem ser atendidas por equipes da Estratégia da Saúde da Família – que são compostas por um médico, um enfermeiro, um dentista, cinco agentes de saúde e dois técnicos de enfermagem, cada. Porém, na realidade, atualmente apenas um médico realiza o atendimento.

O vereador destaca que será necessário visitar cada uma das unidades de Saúde e verificar como está sendo realizado o trabalho, bem como a situação dos equipamentos de exames e consultas. Ao final dos acompanhamentos, um relatório deve ser formulado e encaminhado ao prefeito. “As pessoas não merecem o que está acontecendo na Saúde. Com a comissão, vamos poder observar o que está acontecendo”.

O regimento da Câmara exige que comissão tem o prazo de 90 dias para realizar os trabalhos, mas o prazo poderá ser estendido pelos membros caso seja necessário mais tempo para concluir o relatório. Também está previsto que os vereadores têm o montante máximo de R$ 3 mil para utilizar durante os trabalhos.

Os vereadores que integrarão a comissão serão indicados pelos partidos que integram a Casa nesta legislatura.

 

 

Fonte:

Deixe seu comentário