Portal da Cidade Brusque

Comitiva de Brusque visita o Parlamento Estadual de Baden Wurttemberg

Visita teve o objetivo de aproximar as autoridades do Brasil e da Alemanha e estreitar o relacionamento

Publicado em 23/11/2016 às 05:19

A comitiva brusquense teve uma agenda política agitada nesta terça-feira, 22. O prefeito José Luiz Cunha, o Bóca, o presidente da Câmara de Vereadores, Roberto Pedro Prudêncio Neto e o reitor do Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Günther Lother Pertschy, conheceram o Parlamento Estadual de Baden Wurttemberg, na capital Stuttgart.

No parlamento foram recebidos pelo deputado estadual, Uli Hockenberger, que apresentou detalhadamente o funcionamento do local. Também acompanhou a visita Sven Weigt - prefeito de Karlsdorf-Neuthard -, cidade co-irmã de Guabiruba, o presidente da Badisch-Südbrasilianische Gesellschaft (BSG), Egon Klefenz e o presidente do Conselho Distrital de Karlsruhe, Christoph Schnaudigel. O ministro da Justiça, Guido Wolf, também esteve rapidamente com os integrantes da comitiva do Brasil. Na ocasião, ele foi presenteado pelos brusquenses com um botón – símbolo do poder legislativo.

Stuttgart
É a maior cidade do estado de Baden Wurttemberg, com 600 mil habitantes. A indústria automobilística é a principal fonte de economia do município. A religião predominante é a Luterana. Cerca de 25% da população são de estrangeiros.

Parlamento Estadual
Construído na década de 60, atualmente 143 parlamentares (cinco partidos diferentes) compõem o parlamento, sendo que pouco menos de um terço é constituído por mulheres. As sessões acontecem de duas a três vezes por semana. Os temas são atuais e selecionados pelas coligações.

Encontro no Ministério da Economia
Ainda na manhã de terça-feira, 22, a comitiva de Brusque se reuniu com a Katrin Schütz, ministra da Economia, do Trabalho e da Habitação de Baden Wurttemberg. Durante o encontro foram reforçados os laços de parceria entre Brusque com Distrito de Karlsruhe e abordados os projetos já trabalhados entre os países: educação ambiental, intercâmbio dos estudantes e também mobilidade urbana. A novidade é que no ano que vem iniciará o intercâmbio têxtil entre os países, no qual Brusque e Guabiruba poderão trocar experiências com as cidades co-irmãs da Alemanha. A previsão é que o primeiro encontro aconteça no Brasil em setembro de 2017.

“Agradeço em nome da comitiva a receptividade com que nos receberam e convidamos a retornarem a Brusque. Queremos que essa parceria continue em todas as áreas – comercial e cultural”, afirma o prefeito Bóca.

Fonte:

Deixe seu comentário