Portal da Cidade Brusque

Política

Conservadorismo em Brusque une ex-candidatos das eleições municipais

Na presença da deputada estadual Ana Campagnolo, foi inaugurado o “Instituto Conservador de Brusque”

Publicado em 08/02/2021 às 08:58
Atualizado em

(Foto: Diego Amâncio)

Sejam ligados à política ou não, é fato que parte dos moradores de Brusque possuem características conservadoras. Com isso algumas lideranças que compactuam com os princípios criaram o “Instituto Conservador de Brusque”. O presidente do grupo, Rafael da Silva, eleito e empossado na assembleia fundacional realizada na noite da última sexta-feira (5), é empresário e um dos idealizadores do instituto, que une, inclusive, ex-candidatos de coligações distintas nas eleições municipais de 2020.

O objetivo do grupo é promover no município os ideais do conservadorismo brasileiro, além de atender e defender os valores e interesses dos brusquenses. Entre os princípios, estão a defesa da vida, a defesa da família e o patriotismo. De acordo com a carta de princípios do instituto, a iniciativa surgiu por pessoas da comunidade de Brusque pois estavam “cansados dos velhos problemas do país e desejosos de ver uma linha de pensamento verdadeiramente conservadora atuando na sociedade”.

“Essa iniciativa surgiu pela vontade de algumas pessoas em melhorar o debate cultural de Brusque. E para isso pensamos em trazer para palestras, debates e fóruns algumas personalidades do cenário da direita do Brasil”, afirma o presidente Rafael da Silva. O primeiro fórum do instituto já está marcado para o dia 8 de março e contará com a presença do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

Rafael se baseia nas últimas eleições municipais para falar do conservadorismo em Brusque, com a maioria dos candidatos sendo defensores dos princípios conservadores. No fim, Ari Vequi (MDB) foi eleito com mais de 40% dos votos. “Tivemos quatro candidaturas de direita e hoje estamos com um prefeito de direita, tentando fazer um bom mandando dentro de Brusque e estou torcendo muito para que isso dê certo”, diz.

Os membros irão ajudar a custear o Instituto Conservador de Brusque pagando uma taxa mensal e não haverá recursos públicos financiando as atividades do grupo. Na assembleia que marcou a eleição e posse da primeira diretoria, estava presente a deputada estadual Ana Campagnolo (PSL-SC). A parlamentar também é uma das fundadoras do instituto.


Ana Campagnolo participou da assembleia fundacional. Foto: Diego Amâncio

A diretoria eleita e empossada é formada pelo presidente Rafael da Silva e por outros quatro representantes. Entre eles, nomes conhecidos da cidade. O presidente do Partido Social Democrático (PSD) de Brusque, Joel Filho, é o vice-presidente do instituto. David Pereira, ex-presidente do DCE da Unifebe, é o secretário e diretor de Relações Institucionais.

A empresária Tairine Raimundi, que foi candidata a vice-prefeita pela chapa de Paulinho Sestrem, é a tesoureira do grupo. Hermes Heinig, ex-candidato a vice de Guilherme Marchewsky, Maria Walendowsky e Leandro Noldin são os conselheiros fiscais. Noldin é, inclusive, presidente do Partido Liberal (PL) de Brusque.

Apesar de ser apartidário, os princípios semelhantes acabaram unindo pessoas que apoiaram e trabalharam para diferentes campanhas durante as eleições municipais. Parte dos coligados às antigas chapas de Paulinho Sestrem, Guilherme Marchewsky e Moacir Gomes agora selam a união por meio do instituto.

O evento de inauguração contou com a presença de algumas autoridades e nomes conhecidos da política local. O vice-prefeito Gilmar Doerner (DC), o vereador Rick Zanata (Patriota), o ex-vereador Sebastião Lima e o ex-candidato a prefeito Moacir Gomes estiveram presentes.

Fonte:

Deixe seu comentário