Portal da Cidade Brusque

DEM muda votos e lei do nepotismo não é votada

Jean Pirola (PP), presidente do Legislativo, decidiu não colocar a matéria em discussão e votação; segundo político, vários fatores motivaram decisão

Publicado em 04/10/2017 às 05:46

Foto: divulgação

A longa sessão da Câmara de Vereadores de Brusque realizada durante a noite desta terça-feira (3) foi marcada, dentre outras coisas, pela não realização da votação do projeto de lei 29/2017, que prevê a proibição do nepotismo no âmbito dos poderes Executivo e Legislativo de Brusque.

Inclusa na pauta da Ordem do Dia, a mesa diretora decidiu, de última hora, não realizar a votação do projeto. De acordo com o presidente do Legislativo, Jean Pirola (PP), a matéria não foi discutida naquela ocasião por conta do pedido de alguns vereadores, pela ausência da vereadora Marli Leandro (PT), que não compareceu por causa de morte na famíia e, também, pelo fato de alguns parlamentares ainda nutrirem dúvidas quanto ao bojo da matéria.

"A mesa diretora tem todo o interesse que esse projeto seja aprovado, trazendo uma credibilidade maior para a política de Brusque. Vai tirar uma obrigatoriedade que o prefeito muitas vezes tem de contratar parente de vereadores. Pensando nesta situação, retiramos da discussão a votação", ressalta o presidente.

A reportagem de Portal da Cidade Brusque apurou, porém, que vereadores do Democratas (DEM), até então fechados para a aprovação da matéria, mudaram o tom do discurso de última hora, fato que, de acordo com fontes ligadas a Câmara, também pode ter travado a discussão. 

Quem confirmou a mudança de postura foi o vereador estreante Waldir da Silva Neto (DEM). "A prefeitura é como uma empresa. Você tem de colocar pessoas qualificadas e que você confia. A gente acredita que é uma lei que não interfere em nada o atendimento ao público. A gente começou a estudar e entendemos que nós vamos nos posicionar contrários a essa lei, pois é algo que não vai interferir na comunidade", enfatizou.

Durante a sessão, o vereador Ivan Martins (PSD), da situação governista e contrário à matéria, aproveitou a ocasião para solicitar, através de uma questão de ordem, que a matéria fosse votada, justificando o fato pela presença de integrantes do Observatório Social de Brusque e Região (OSBr) na plateia do Plenário. O órgão foi quem encampou o projeto legislativo na Câmara Municipal de Vereadores. Pirola, irredutível, manteve fora de discussão a lei 29/2017.

 

Fonte:

Deixe seu comentário