Portal da Cidade Brusque

NOVO GOVERNO

Deputada Federal Eleita Angela Amin participa de reunião itinerante da ACIBr

Amin firmou o compromisso de defender reivindicações de Brusque, Guabiruba e Botuverá.

Publicado em 06/11/2018 às 00:20

(Foto: Guédria Mota/Ideia Comunicação)

A deputada federal eleita no pleito deste ano, Angela Amin, participou da reunião itinerante de diretoria da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), na tarde desta segunda-feira (5), em Guabiruba.

O encontro, realizado na Sociedade Guabirubense, também contou com a presença do prefeito em exercício, Valmir Zirke, do prefeito licenciado, Mathias Kohler, do presidente da Câmara, Cristiano Kormann e dos integrantes do Núcleo de Empresários de Guabiruba.

“Foi uma reunião proveitosa. Nós temos aqui um Núcleo muito atuante e a própria relação da entidade com os poderes constituídos é muito boa. Além disso, contamos com a presença da deputada eleita, que veio manifestar seu apoio à nossa região e fazer coro aos nossos pleitos”, destaca o presidente da ACIBr, Halisson Habitzreuter.

A barragem de Botuverá foi uma das reivindicações apresentadas, pela importância da obra na contenção de cheias e no abastecimento dos municípios. Sua execução, no entanto, sofre entraves, sobretudo na liberação de licenças ambientais. “A deputada prometeu verificar a situação. Da mesma forma, falamos sobre a necessidade de finalização da obra de duplicação da Rodovia Antônio Heil que, ao nosso ver, está parada”, enfatiza Habitzreuter.

A segurança pública também foi um dos assuntos discutidos e a expectativa é de mais efetivo e melhores condições de aparelhamento das Polícias Militar e Civil, bem como do Corpo de Bombeiros. Por fim, falando especificamente de Guabiruba, foi discutida a reforma da escola estadual João Boos, um projeto que já se arrasta por mais de cinco anos e que permanece sem nenhuma definição.

“Uma das funções da ACIBr é exatamente este lobby político, que nos faz atuar junto aos representantes estaduais e federais para cobrar um posicionamento em relação às nossas cidades e prefeituras. Queremos trabalhar juntos para gerar uma sociedade melhor, com mais oportunidades e desenvolvimento econômico”, pontua o presidente da ACIBr.

Para a deputada federal eleita, Angela Amin, a reunião em Guabiruba demonstrou organização, união e a representatividade que a ACIBr mantém nos três municípios.

“Isso fortalece o nosso trabalho e faz com que a gente tenha um compromisso ainda maior com a região, exatamente por este envolvimento positivo. Algumas reivindicações feitas na noite de hoje cabem ao governo estadual e vou repassar ao deputado João Amin. Outras são de responsabilidade da União e vou atuar, junto com o senador Espiridião, no Fórum Catarinense para que os pleitos sejam atendidos”, detalha Angela.


Representatividade

O coordenador do Núcleo de Empresários de Guabiruba, Maico Tomasi, falou sobre a satisfação de receber a deputada eleita na reunião itinerante que a diretoria da ACIBr promoveu na cidade. “Não temos nenhum vínculo com partidos ou políticos, mas agradecemos aos candidatos que nos procuram e nos permitem construir esta ponte entre a iniciativa privada, a sociedade civil organizada e o poder público. Nós entendemos que a nova política se constrói a partir deste relacionamento”, avalia Maico.

Assim como a ACIBr, o Núcleo de Empresários de Guabiruba também reuniu diversas entidades do município no início do ano para um debate sobre as prioridades públicas que necessitam de investimento. Após o encontro foi elaborada uma cartilha de reivindicações, entregue também para Angela Amin.

“Nossa principal meta é a reforma da Escola João Boos, que é estadual. Mas como conquistar este pleito se a nossa região não elegeu nenhum deputado? Então, com a presença da Angela, temos uma luz no fim do túnel. Ela comentou sobre a nova forma de fazer política e fico feliz que os nossos representantes eleitos já estejam procurando a sociedade civil organizada para conhecer as necessidades de cada município”, observa Maico.


Nova política

O prefeito de Guabiruba em exercício, Valmir Zirke, elogiou a disposição de Angela Amin em participar do encontro antes mesmo de assumir seu cargo público de deputada federal. “Estamos mais acostumados com políticos que, depois das eleições, esquecem dos municípios. Somos gratos pela família Amin, por tudo que já foi feito por Guabiruba e temos certeza que este novo mandato também será positivo. Nossa expectativa é por um governo diferente, já que tantas vezes estivemos em Brasília e voltamos sem resultado”, afirma Zirke.

O presidente da Câmara de Guabiruba, Cristiano Kormann, também destacou a alegria por este encontro atípico com a deputada eleita que se colocou à disposição antes mesmo de exercer o próprio mandato.

“O ponto crítico é a Escola João Boos. Inclusive, a direção do colégio já tem uma reunião agendada com o prefeito para discutir sobre alunos que estão migrando para outras escolas pela facilidade de acesso através do transporte público. Vale lembrar que nesta transição de governo no Estado, o nosso projeto original é de 2012 e veio com a proposta de tornar a João Boos uma escola técnica”, recorda Kormann.

Fonte:

Deixe seu comentário