Portal da Cidade Brusque

Doenças cardiovasculares em jovens preocupa autoridades

Publicado em 12/04/2016 às 21:00

Os números alarmantes de casos com pessoas que apresentam doenças cardiovasculares, como infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC), no país têm preocupado autoridades. Na região de Brusque um projeto visa trabalhar a prevenção de doenças do coração com crianças e jovens. A iniciativa é da Agência de Desenvolvimento Regional do município.

O bioquímico Nilton Rosini, da ADR, esteve na Câmara Municipal de Brusque nesta terça-feira (12), antes da sessão ordinária, para expor o projeto aos vereadores. Segundo Rosini, o projeto já está sendo realizado em Botuverá e Guabiruba e deve ser implantado em Brusque.

Para o especialista, a prevenção de doenças cardiovasculares deve ser feita ainda na juventude, quando é mais fácil promover hábitos saudáveis. Rosini explanou que dentre os fatores que contribuem para esse tipo de doenças a má alimentação e o sedentarismo são os mais frequentes.

O projeto deve envolver a realização de exames médicos, acompanhamento das crianças e atividades de lazer, que serão aplicados em um período de 3 meses, com seis horas semanais. "Com os dados nas mãos poderemos traçar estratégias para a prevenção dessas doenças de uma forma mais efetiva, e para que essas doenças não venham acontecer com a frequência que vêm acontecendo agora".

Má alimentação
De acordo com Rosini, a comercialização de alimentos processados, que contêm grandes quantidade de açúcar, gorduras e conservantes, e também a publicidade desses produtos, contribui para a má alimentação dos jovens. “A mídia contribui de uma forma muito expressiva para que tenhamos acesso a determinados alimentos que, se consumidos de forma exagerada, fazem com que essas doenças surjam de uma forma muito mais precoce e em uma velocidade muito maior”. 

Fonte:

Deixe seu comentário