Portal da Cidade Brusque

ELEIÇÕES 2018

Entenda a denúncia apresentada pelo PT contra Luciano Hang ao TSE

Afinal, sobre o que se trata a denúncia? O que deve acontecer nos próximos dias? Chapa PSL pode ser cassada? O Portal da Cidade Brusque esclarece para você

Publicado em 19/10/2018 às 03:22

Desde a última quinta-feira (18) as redes sociais estão divididas entre as hashtags #caixa2doBolsonaro e #folhaFakeNews. A movimentação se deu após a publicação de uma reportagem do jornal Folha de São Paulo, que denunciava uma operação de empresários que teriam comprado pacotes de disparos em massa via WhatsApp contra o Partido dos Trabalhadores (PT).

Segundo a Folha, um dos empresários que teria participado do esquema é Luciano Hang, presidente da rede de lojas Havan. A ação é considerada ilegal pois não foi declara ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cada contrato, segundo o jornal, chega até R$ 12 milhões.

O Portal da Cidade traz para você uma explicação simples e completa de como funciona o sistema de envio de mensagens em massa, o que dizem o PT e Luciano Hang e quais as mudanças no cenário eleitoral a denúncia pode levar.

Como funciona o sistema de mensagens em massa?

Empresas especializadas na venda de pacotes de disparos de mensagens em massa via WhatsApp utilizavam a rede de dados do candidato Jair Bolsonaro ou, se valiam de rede de dados de funcionários ou voluntários.

A partir disso, diversos números com DDD’s de vários estados e até mesmo países disparavam mensagens para eleitores. A ação podia ainda ser dividida entre regiões do país e até mesmo situação econômica dos “alvos” das mensagens, é o que revela a reportagem da Folha de São Paulo.


O que dizem as partes?

O Partido dos Trabalhadores (PT), pede para que o TSE autorize um mandado de busca e apreensão de documentos que revelem a ligação de Luciano Hang á Jair Bolsonar na sede da Havan e também na casa do empresário. O TSE ainda não se manifestou sobre o pedido.

Em nota, Luciano Hang afirma que “Por isso, a Havan e Luciano Hang esclarecem que não existe nenhum contrato ou pagamento para impulsionamento de conteúdo no Whatsapp, tampouco qualquer ato ilegal. Jamais houve doação não declarada”.

O WhatsApp divulgou uma nota na tarde desta sexta-feira (19) onde afirma que foram canceladas “centenas de milhares de contas durante o período das eleições no Brasil”. A nota acrescenta ainda que “temos tecnologia de ponta para detecção de spam que identifica contas com comportamento anormal para que não possam ser usadas para espalhar spam ou desinformação”, explica a empresa. 


Próximos passos

Apesar de toda a movimentação de ambos os lados contra ou a favor da denúncia apresentada pela Folha de São Paulo, os brasileiros precisam aguardar uma posição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Cabe a justiça aceitar ou não as denúncias apresentadas pelo Partido dos Trabalhadores e decidir como deve seguir do segundo turno das eleições. Campanhas nas redes sociais pressionam a Excelentíssima Ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Rosa Weber, a se manifestar sobre o caso. O TSE marcou uma entrevista coletiva com a imprensa às 14 deste domingo (21).

Caso a denúncia seja aceita pelo TSE e, através de investigações, seja comprovada a ligação de Luciano Hang ou outras empresas à prática ilegal, e com isso o benefício de Bolsonaro, a chapa “Brasil acima de tudo, Deus acima de todos” pode ser cassada. 


Fonte:

Deixe seu comentário