Portal da Cidade Brusque

Política

Entrevistamos o presidente estadual do Partido Novo

Eduardo Ribeiro está em Brusque, onde participará da apresentação oficial do Novo em Brusque

Publicado em 27/02/2018 às 00:03
Atualizado em

Eduardo (D) contou para a reportagem de Portal da Cidade Brusque sobre os planos do partido para as eleições 2018 (Foto: Portal da Cidade Brusque)

O presidente do diretório estadual do Partido Novo em Santa Catarina, Eduardo Ribeiro, está em Brusque durante esta terça-feira (27), ocasião em que participará do evento oficial de apresentação da agremiação política no município, que ocorre durante esta noite, no Hotel Innovare. Em meio aos compromissos marcados em sua agenda, Ribeiro concedeu entrevista a Portal da Cidade Brusque para falar dos planos do grupo liberal para as eleições deste ano.

Um dos temas abordados durante o bate-papo de Eduardo com a nossa reportagem foi o crescimento exponencial do Novo, passados apenas dois anos de sua homologação na Justiça Eleitoral. Nas redes sociais, sobretudo o Facebook, a legenda partidária já é a mais curtida do Brasil e a sexta mais curtida em todo mundo, superando, até mesmo, o Partido Democrata dos Estados Unidos. “Isso mostra que a aceitação é grande e que ele é muito bem visto no Brasil. A cultura do brasileiro anda muito alinhada com o que defendemos”, enfatiza.

Ribeiro também ressalta que, apesar de muito provavelmente lançar João Amoedo, um dos fundadores do partido, como candidato à presidência da república, o principal objetivo do Novo no pleito de outubro é conseguir uma boa bancada de deputados federais. 

“Em Santa Catarina temos o objetivo mínimo de eleger um deputado federal. Talvez a gente encontre algum nome para o senado, pra majoritária, mas não vamos focar em governo do estado, tampouco em deputados estaduais. O objetivo é formar uma boa bancada na Câmara, para conseguirmos aplicar aquela filosofia de tirar o poder de Brasília, devolvendo-o para os estados e municípios”, pontua.

Presidente estadual do Partido Novo

Eduardo Ribeiro

“Vamos manter o foco original do partido que é o Congresso Nacional, não vamos desgastar, focar tanto nossos esforços para deputados estaduais. Mas com certeza nas próximas eleições, em 2020, nas municipais, queremos lançar candidatos em diversas cidades, e em 2022 certamente teremos candidatos a deputados estaduais e a governador”

Presidente estadual do Partido Novo

Contra o sistema

Contrário à utilização do fundo partidário, a formação das famigeradas e por muitas vezes controversas coligações e, consequentemente, sem tempo de propaganda televisiva, o Novo espera poder contar com um trabalho efetivo de seus filiados, voluntários e colaboradores para continuar em uma curva ascendente de crescimento. Buscando lançar de 15 a 18 candidatos para a Câmara dos Deputados, apenas em SC, a meta é atingir um quociente eleitoral de 220 mil votos.

“Necessitamos construir as bases, trazendo pessoas que compreendam o Novo. Pois é muito difícil. Somos contra a corrente, nosso projeto é completamente paralelo ao dos outros partidos e vamos precisar de toda a ajuda possível. Por isso estamos rodando o estado, criando novas lideranças, para que possamos alcançar esse objetivo”, continua Ribeiro.

Debates

Para o presidente do Partido Novo, o tema segurança pública irá centralizar as discussões políticas neste ano de eleições. Principalmente com a situação de intervenção federal pela qual passa o estado do Rio de Janeiro. A Reforma da Previdência, cuja aprovação parece ser uma realidade cada vez mais distante na esfera legislativa federal, também deveria estar na ordem do dia dos debates político-partidários dos próximos meses. 

“É urgente para o Brasil. Nós podemos quebrar o Brasil nos próximos anos se não discutirmos isso. Mas acredito que a segurança hoje seja o principal foco de debate. E é justamente essa uma das áreas que o Novo acredita que o Estado deva atuar. Defendemos que o Estado deva atuar em apenas três áreas: saúde, segurança pública e educação básica. Não é função do Estado ter petrolífera ter banco, correios, petrolífera… Deve-se focar no que é essencial, e a segurança está abandonada. Só vamos conseguir fazer isso com uma reforma de estado”, continua Eduardo Ribeiro.

Perfil do filiado

Ao contrário do que se ventila muitas vezes, o Novo, de acordo com o presidente do diretório estadual, é um partido formado em sua grande maioria, por pessoas pouco conhecidas, geralmente trabalhadores assalariados ou, então, pequenos e médios empresários. 

“Esse vai ser nosso maior desafio. Fazer o Novo ser conhecido e fazer as pessoas que fazem parte do Novo serem conhecidas também. Mas esse é o único problema. Tem partido com problemas maiores para resolver. É um problema que sabemos como resolver: temos o WhatsApp, o Facebook, com um alcance muito grande”, finaliza.

Polêmica liberal

Se o Novo é um partido que preza pela liberdade individual de cada cidadão, como a agremiação se posiciona diante de certos temas?

Porte de armas para a população civil: favorável.

Liberação e ou descriminalização do uso e comércio de drogas e do aborto: não há posição fechada. O Novo preza, segundo o presidente estadual, pela liberdade de cada filiado na hora de expressar sua opinião sobre os temas.

A apresentação do Novo Brusque tem início a partir das 19h30 e é aberta para todo o público.


Fonte:

Deixe seu comentário