Portal da Cidade Brusque

Guabiruba tem quatro profissionais do Programa Mais Médicos

Com a chegada de Katia, de Guantánamo, o município volta a ter quatro profissionais estrangeiros do programa

Publicado em 06/07/2017 às 21:11

Foto: divulgação

Após a saída da médica cubana Yalin Gonzales Lopez, que trabalhou por três anos em Guabiruba, o município recebeu sua substituta Katia Vazquez Cala, de 30 anos. Ela foi apresentada ao prefeito Matias Kohler e vice Valmir Zirke na quarta-feira, 5, pela secretária de Saúde Patricia Heiderscheid e pela coordenadora da Atenção Básica Ana Luiza Erthal Scharf. A nova profissional trabalhará na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Imigrantes.

Kátia conheceu a estrutura municipal de saúde nesta semana e disse que gostou da cidade. “É muito charmosa. E muito fria”, brincou. Pela primeira vez no Brasil, Kátia atuou por três anos na Venezuela e contou que está feliz por exercer sua profissão em Guabiruba.

O prefeito desejou boas-vindas e frisou a importância do programa Mais Médicos para municípios como Guabiruba que têm dificuldades na contratação de profissionais para a atenção básica. “Temos certeza de que gostará da nossa cidade. As médicas que passaram por aqui fizeram amizades, conquistaram os pacientes e despediram-se emocionadas quando o contrato foi concluído”.

Com a chegada de Katia, de Guantánamo, o município volta a ter quatro profissionais estrangeiros do Programa Mais Médicos: Nerelyz Yisel Veliz Ramos (UBS Aymoré), Damariz Rodrigues Padron (UBS Lageado Baixo) e Yusleidys Aries Gonzáles (UBS Guabiruba Sul).

O Programa Mais Médicos foi iniciado em 2013 pelo Governo Federal com o principal objetivo de levar mais médicos para regiões onde havia escassez ou ausência desses profissionais. Guabiruba começou ser beneficiada em 2014.

 

Fonte:

Deixe seu comentário