Portal da Cidade Brusque

Eleições 2020

Há um ano das eleições municipais, alunos do RenovaBr realizam ações em Brusque

Os brusquenses Michel Belli, Liane Demarche e André Vechi estão entre os 1.400 selecionados pela escola; Seleção contou com 30 mil candidatos.

Publicado em 08/10/2019 às 00:41
Atualizado em

(Foto: Arquivo pessoal / Divulgação)

(Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação )

(Foto: Arquivo pessoal / Divulgação)

As eleições municipais de 2016 marcaram uma ruptura política no Brasil e posicionaram uma tendência de renovação que mais tarde se confirmaria com as eleições presidências de 2018. Nomes nunca antes relacionados à política nacional foram eleitos.  

Em meio aos primeiros sinais de ruptura já apontados nas eleições de 2016 em que as câmaras municipais e as chefias das prefeituras ganharam novos rostos, surge então, em 2017, um novo movimento que, rapidamente ganha inúmeros adeptos. O Renova Br nada mais é do que uma escola de capacitação e formação de lideranças políticas.

O projeto encabeçado pelo empresário Eduardo Mufarej, ganhou adeptos em todo o país, entre eles o mais entusiasta é o apresentador Luciano Huck. O movimento elegeu no ano passado, pelo menos 17 candidatos adeptos a sete diferentes siglas partidárias, totalizando mais de 4,5 milhões de votos em todo o país.

Para as eleições de 2020, novos nomes também devem aparecer vinculados ao movimento RenovaBr que já realiza um novo treinamento denominado RenovaBR Cidades 2019.

Mais de 30 mil pessoas se candidataram ao curso que selecionou 1.400 novos alunos. As avaliações foram realizadas por meio da verificação do histórico de cada candidato. Entre os selecionados estão três brusquenses. Michel Belli, Liane Demarche e André Vechi tiveram seus nomes publicados na lista de aprovados revelada em agosto deste ano.

Agora, os três dedicam-se às atividades propostas pelo curso de formação. O objetivo das aulas, que são realizadas a princípio por meio online, com alguns encontros presenciais, está em prepara-los para atuação política.

Ação conjunta marca um ano das eleições 2020

No último sábado (5), há exatamente um ano das próximas eleições municipais, o projeto Renova BR colocou os alunos na rua em mais de 400 cidades do Norte ao Sul do país para realizar ações de renovação com foco nas mais distintas áreas, entre elas, educação, saúde, assistência social, cultura, inclusão, meio ambiente, esporte e outros.

Em Brusque, os alunos Michel Belli e Liane Demarche foram às ruas e envolveram a comunidade em seus projetos.

André Vechi desenvolveu um projeto que visava a limpeza e pintura das fachadas do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) e Conselho Tutelar de Brusque, no entanto, devido a um problema familiar, a ação não pôde ser executada.

Parquinho da Apae de Brusque é revitalizado

O parque infantil C. L. Osvaldo Loss da Apae de Brusque foi revitalizado neste sábado (5), por meio de uma ação solidária movida por Michel Belli, que mobilizou um total de 17 voluntários.

Com apenas R$ 120,00 foi possível dar uma cara nova ao local. O valor foi utilizado na compra de materiais de limpeza, tintas e pincéis. O total foi arrecadado entre os voluntários envolvidos na ação.

Segundo Michel, o sentimento que fica é de gratidão. “Gratidão no sentido de que é muito poder ajudar, neste caso uma Instituição que se mantém através de doações e que tanto faz por pessoas especiais”, diz.


A ação deu tão certo que Belli e os demais alunos já se organizam para realizar uma próxima atividade. “Ficamos tão motivados com a ação que já estamos pensando em uma próxima. Sabemos que é pouco, mas ajuda muito e ainda podemos servir de incentivo para outros grupos e pessoas que desejam se engajar a fazer algo neste sentido”, complementou.

Santa Rita recebe biblioteca comunitária com 85 exemplares

Liane Demarche é professora e escritora. Ao Portal da Cidade Brusque relata que acredita que o acesso à educação e à cultura aliados ao diálogo são os melhores meios de transformar a sociedade.

Pensando nisso, o projeto elaborado por Liane foi uma benfeitoria para os moradores do bairro Santa Rita, onde também reside. O projeto de Liane é uma biblioteca comunitária. Para desenvolver esta ação o projeto teve que ser executado em etapas. A primeira delas foi a arrecadação de livros, em que foram coletados 85 exemplares que reúnem histórias para o público adulto e infantil.



A biblioteca está localizada na associação dos moradores do bairro Santa Rita onde também já existe uma horta comunitária. “Todas as pessoas do bairro podem usufruir deste espaço. Para retirar os livros é necessário preencher o caderno de registros. A biblioteca fica disponível aos finais de semana”, explica Liane.

Eleições 2020

André Vechi é formado em administração pública e atualmente trabalha como secretário de gestão na prefeitura municipal de Brusque. Ele acredita que a política e a administração pública precisam caminhar lado a lado. “Para mim é importante continuar essa formação e avançar na questão política para poder entender melhor esse universo, que não é tão estranho pois já atuo na área, mas aprender boas práticas junto ao grupo pensando em políticas públicas que dê resultados na vida dos cidadãos”, explica.


Questionado sobre pretensões eleitorais à campanha de 2020, Vechi afirma que não é o seu foco, apesar de não descartar a possibilidade. “O meu foco, hoje, está na minha atuação na prefeitura de Brusque, então eu não posso afirmar que serei candidato. Eu creio que temos que ter prioridade e foco em nossas ações para fazer um bom trabalho, mas de qualquer forma, estarei envolvido nas eleições do ano que vem”, revela. “Talvez dando suporte, mas não descarto a possibilidade e, se vier a achar que for o momento, com certeza estarei preparado para disputar a eleição”, complementa.

Já Michel Belli se posiciona como pré-candidato na corrida eleitoral. “Sim, sou pré-candidato a prefeito pelo meu partido, o PSC”, diz. “Eu tenho trabalhado bastante pra isso, visitando bairros e associações de bairros e principalmente ouvindo a comunidade”, complementa.

Já a professora Liane Demarche, apesar de já ter participado de organizações estudantis, como grêmio escolar, diretório de estudantes e realizando ações voluntária na área da educação e proteção animal, descarta a possibilidade de candidatura política.

“Participar das eleições de 2020 como candidata está fora dos meus planos. Estou me preparando para criar mais espaços de diálogo na sociedade, para participar da vida pública de maneira mais assertiva e com diálogos eloquentes, bem fundamentados. Muitas pessoas estão descrentes da política porque acreditam que ‘é sempre mais do mesmo’ ou não conversam sobre isso porque julgam não conhecer, não estarem preparadas. Precisamos desmistificar a política, torná-la acessível, pois somente através dela as mudanças necessárias acontecerão”, finaliza.


Fonte:

Deixe seu comentário