Portal da Cidade Brusque

eleições 2020

Microrregião escolhe continuidade dos atuais mandatos

Vice-prefeitos de Brusque, Botuverá e Guabiruba se elegeram ao cargo máximo do executivo

Publicado em 16/11/2020 às 05:43
Atualizado em

(Foto: Reprodução)

As eleições na microrregião de Brusque, Botuverá e Guabiruba apresentaram uma semelhança. Os atuais vice-prefeitos Ari Vequi (MDB), Alcir Merísio (MDB) e Valmir Zirke (PP) serão os chefes do executivo à partir de 2021. A campanha forte realizada pelos três candidatos se sobressaiu nas urnas e mostrou que a maioria dos moradores da microrregião optaram pela continuidade dos atuais governos.

Em Brusque, o prefeito Jonas Paegle (DC) deixou de lado a oportunidade de concorrer a reeleição e indicou Ari Vequi como sucessor na corrida eleitoral. Ao lado de Gilmar Doerner (DC), a dupla foi eleita com 40,54% dos votos válidos, sendo 25.734 eleitores que depositaram a confiança nos representantes da coligação “Brusque Mais Forte”.

Vequi venceu Paulo Eccel (PT), ex-prefeito e um dos nomes favoritos da disputa eleitoral. Com três vereadores do Democratas, dois do MDB e dois do Democracia Cristã, Ari Vequi não terá grandes dificuldades para novamente formar base aliada no legislativo municipal.

Jonas Paegle e Ari Vequi. Foto: Prefeitura de Brusque

O postulante de José Luiz Colombi (MDB) foi Alcir Merizio, atual vice-prefeito de Botuverá. A disputa entre o Movimento Democrático Brasileiro e o Progressistas culminou na vitória apertada do emedebista. O adversário, Alex Tachini (PP), tinha como candidato a vice-prefeito o ex-prefeito Zenor Sgrott (PP).

Porém, assim como Brusque, a maioria dos moradores de Botuverá escolheram a continuidade do atual mandato, onde Merizio venceu com 53,24%, sendo 1.947 votos. O prefeito eleito também terá tranquilidade para formar base situacionista no Poder Legislativo, onde o MDB elegeu sete dos nove vereadores.

Alcir Merizio e José Luiz Colombi. Foto: Prefeitura de Botuverá

E se em Botuverá os emedebistas levaram a melhor na disputa contra os progressistas, em Guabiruba foi totalmente ao contrário. O atual vice-prefeito Valmir Zirke (PP) venceu com 48,19% dos votos válidos, derrotando o ex-prefeito Orides Kormann (MDB).

O prefeito Matias Kohler (PP), que está concluindo oito anos de mandato à frente do Executivo, terá seu companheiro de gabinete como representante máximo do município de Guabiruba a partir de 2021. Ao lado do prefeito eleito estará o empresário Cledson Kormann (PP).

Diferente de Botuverá, Zirke teve um pouco mais de dificuldade para formação de uma base aliada do governo na Câmara. Cinco vereadores são do Progressistas (partido do prefeito eleito), enquanto quatro são do MDB, ferrenha oposição do governo Matias e Zirke.

Foto: Prefeitura de Guabiruba

por Thiago Facchini

Fonte:

Deixe seu comentário