Portal da Cidade Brusque

A Câmara

Nem governo, nem oposição: Republicanos fará um mandato independente na Câmara

André Rezini e Jean Dalmolin foram os candidatos eleitos pela legenda

Publicado em 24/11/2020 às 03:50

(Foto: Reprodução)

O partido Republicanos, que elegeu os candidatos André Rezini e Jean Dalmolin, deve seguir uma bandeira ‘liberal’ na Câmara Municipal de Brusque a partir de 2021. Questionados sobre posicionamentos, tanto os vereadores eleitos pela legenda quanto o presidente da agremiação sinalizaram um posicionamento independente da bancada em relação ao ato de prestar apoio ou não ao governo Ari Vequi (MDB) e Gilmar Doerner (DC).

Na época de campanha, Rezini e Dalmolin fizeram parte da coligação “Brusque Merece Mais”, encabeçada por Paulinho Sestrem (Republicanos) e Tairine Raimundi (Republicanos). A dupla que disputava a vaga no executivo brusquense acabou ficando na quinta posição da corrida eleitoral. Porém, o partido conseguiu eleger dois vereadores. André Rezini foi o 9° candidato mais votado da cidade, somando 1.003 votos. Já Dalmolin fechou a lista de eleitos, sendo o 22° candidato a vereador com o maior número de votos no município, o 15° nome eleito. Na oportunidade, ele conquistou a confiança de 734 brusquenses.

O presidente do Republicanos de Brusque, Leandro Hyarup, comentou sobre os futuros posicionamentos dos parlamentares eleitos pela legenda no poder legislativo. Com um olhar voltado para uma postura “liberal”, o partido pretende mudar a metodologia de trabalho na Câmara após a troca de governo. Hoje, o único vereador do Republicanos, Paulinho Sestrem, faz parte do bloco de oposição. “Eu sei que os vereadores, tanto o André quanto o Jean, pretendem tomar uma postura mais independente dentro da Câmara. Não sendo taxados como situação ou oposição”, diz.

Para exemplificar, Hyarup cita que uma análise será feita de acordo com os projetos propostos pelo governo municipal. “Se for bom para Brusque, o projeto terá apoio. Se a gente entender que isso (determinado projeto) só atende interesses pessoais ou venha a prejudicar nossa sociedade, terá sempre uma oposição crítica e propositiva”, pontua.

Por fim, o presidente da legenda reforça que o Republicanos dará liberdade para os vereadores trabalharem. Porém, respeitando aquilo o próprio estatuto do partido prega. “Desde que as atitudes dos vereadores correspondam ao estatuto, com certeza os vereadores do Republicanos sempre terão o apoio da Presidência da legenda”, reitera.

O vereador eleito André Rezini disse que ainda não tomou uma decisão final em relação ao posicionamento pró ou contra governo, mas deve seguir a ideia proposta pela legenda, além de defender uma bancada unida. “Eu ainda não tomei nenhuma decisão (...) Como temos duas cadeiras, a minha e a do Jean Dalmolin, o interessante é fazer em bloco, até para mostrar unidade do partido”, afirma.


André Rezini em vídeo de campanha. Foto: Reprodução

Replicando a fala de Hyarup e apesar da indecisão, Rezini defendeu ainda o diálogo e revelou que no primeiro momento seguirá o posicionamento independente. “Ainda não consigo posicionar em relação a qual bloco eu vou atuar. Meu primeiro momento é ser liberal, não ser oposição nem situação. A ideia é criar esse bloco liberal para que possamos pensar na cidade e não defender grupos políticos”, diz. Por fim, ele parabenizou o prefeito eleito Ari Vequi e o vice-prefeito eleito Gilmar Doerner pela vitória nas urnas.

Diferente de Rezini, Jean Dalmolin já tomou a decisão e seguirá com o posicionamento independente proposto pelo partido. Ele disse também que espera que a futura gestão realmente governe para quem precise e não somente para alguns, conforme solicitou. Dalmolin aproveitou ainda para fazer cobranças à próxima administração. “Precisamos de condições adequadas na mobilidade e mais vagas em creches. Ainda existem muitas ruas sem pavimentação, muitas residências ainda sofrem com alagamentos, e a saúde terá que ter cada vez mais atenção especial”, afirma.


Jean Dalmolin com os ex-candidatos a prefeito e vice, Paulinho e Tairine, em época de campanha. Foto: Instagram/Reprodução

Porém, apesar das cobranças, de maneira direita ele revelou que também não será oposição, nem aliado ao governo. “Farei um mandato liberal. Minha campanha foi ser um vereador acessível e presente nos bairros e minha bandeira será defender o que for melhor para Brusque”, diz.

Com as falas, a bancada do Republicanos de Brusque tende a mudar de posicionamento e seguir “carreira solo” no legislativo. Porém, mesmo assim, Ari Vequi e Gilmar Doerner ainda devem contar com a maioria na Câmara, onde possuem oito vereadores da coligação eleitos.

Fonte:

Deixe seu comentário