Portal da Cidade Brusque

Homenagem

Passagem de 150 anos do falecimento do Barão de Schneeburg é lembrada na Camara

A data recebeu um selo postal personalizado, obliterado na sessão ordinária desta terça-feira

Publicado em 18/09/2019 às 02:01

(Foto: Divulgação )

Em reverência à passagem de 150 anos de falecimento de Maximilian von Schneeburg, o Poder Legislativo e entidades do município prestaram homenagens, na noite desta terça- feira, 17 de setembro.

Durante a sessão ordinária, o plenário recebeu o presidente do Museu Casa de Brusque, Ricardo José Scharf, o presidente do Clube Filatélico Brusquense, Jorge Paulo Krieger Filho, e o gerente da Agência dos Correios de Brusque, Rodrigo Cesar Barreto Pereira. 

Vereadores e instituições presentes reverenciaram a história e feitos do fundador e primeiro administrador da Colônia Itajahy, a qual pertencia a cidade de Brusque. Schneeburg nasceu em 28 de outubro de 1799, em Mils, atual distrito de Innsbruck-Land, no estado de Tirol, Áustria. O barão faleceu em 16 de setembro de 1869, aos 70 anos de idade, levando como marca o fundamental papel na integração dos primeiros imigrantes à nossa localidade, como destacado pelo diretor da Casa de Brusque. 

“Durante os cerca de sete anos que ele esteve à frente da administração, foi um grande exemplo para todos os cidadãos, em especial para os administradores da nossa cidade” avaliou Scharf, em tribuna. “Foi ele quem organizou toda a administração local, provendo Brusque de estradas, pontes e profissionais para dotar a colônia de serviços públicos de qualidade ”, relembrou. 

A data recebeu um selo personalizado, em ação conjunta entre o Clube Filatélico e os Correios do Brasil, obliterado durante a sessão. O filatelista Krieger Filho pontuou a contribuição do austríaco para os serviços postais iniciais da região.

“É uma justa homenagem ao Barão de Schneeburg que, no seu tempo, deu muita importância à troca de correspondências entre os cidadãos da modesta colônia e o mundo exterior”, frisou. Com o desenho desenvolvido pelo artista gráfico Fagner Máximo Silveira, a edição limitada de 120 unidades, traz o brasão da família Schneeburg e a imagem do primeiro mapa da Colônia Itajahy.

Fonte:

Deixe seu comentário