Portal da Cidade Brusque

Plebiscito sobre separação do Sul acontece neste sábado (1)

Saiba onde votar em Brusque

Publicado em 28/09/2016 às 02:34

Foto: divulgação

No próximo sábado (1), dia que antecede as eleições para prefeito e vereadores, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul terão uma consulta popular sobre a separação dos três estados do restante do Brasil. O plebiscito é uma realização do movimento “O Sul é o meu País”.

A votação acontece das 8h às 17h. Em Brusque, 22 urnas estarão espalhadas no centro da cidade e bairros Guarani, Dom Joaquim, Souza Cruz, Steffen, Santa Terezinha e Primeiro de Maio. A relação completa dos locais de votação pode ser vista aqui.

O Plebisul, como é chamado, objetiva medir a quantidade de pessoas favoráveis ao movimento separatista. Com o resultado em mãos, organização planeja abrir um processo perante a Organização das Nações Unidas (ONU) para que os três estados do sul se tornem independentes.

Dentre os fatores que fazem “O Sul é o meu País” defender a separação, os principais são os políticos e os tributários. De acordo com o movimento, os estados do sul pagam altos impostos e recebem um baixo retorno em serviços públicos. “A má distribuição do bolo tributário, que privilegia regiões, discriminando outras, bem como a má distribuição do nosso esforço tributário que apenas contempla o fortalecimento das oligarquias políticas clientelistas do Norte e Nordeste, em prejuízo das próprias populações daquelas regiões”, diz o texto do movimento.

Quanto à questão política, o movimento acredita que a representação do voto do sulista é menor que em outras regiões do país. “Cada Estado da federação possui direito a 3 Senadores, em Santa Catarina um senador representa 1.619.774 eleitores. Já cada Senador de São Paulo representa 10.666.144 eleitores. No Acre um Senador representa 166.692 eleitores. Mas no Congresso os Senadores destes 3 Estados têm exatamente a mesma representatividade. Isto faz que os eleitores de Santa Catarina e de São Paulo valham muito menos do que um eleitor do Acre”

Fator econômico
Outra razão que o Sul teria para se separar seria a economia rica do dos três estados. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul detém, juntos, o segundo maior PIB do país. A Região Sul tem todos os requisitos necessários para se tornar uma das nações mais prósperas do planeta. O seu potencial humano, social e econômico não deixa qualquer dúvida a respeito de sua viabilidade como país independente”.

Fonte:

Deixe seu comentário