Portal da Cidade Brusque

ELEIÇÕES

Prazo para regularizar os títulos eleitorais termina na próxima quarta (9)

Quase dois milhões de brasileiros ainda estão irregulares com a Justiça Eleitoral

Publicado em 05/05/2018 às 02:45
Atualizado em

(Foto: Folha Capital)

O prazo para os brasileiros que ficaram mais de três eleições sem votar ou justificar sua ausência termina na próxima quarta-feira (9). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (STE) mais de 1,9 milhão de eleitores estavam em situação irregular até maio de 2017 no país, e podem ficar com seu documento cancelado.

Para regularizar, o cidadão deve ir ao Cartório Eleitoral com seu título, munido de comprovante de residência e um documento oficial com foto. E para os homens, também é necessário apresentar o comprovante de quitação militar.

Dia 9 também termina o prazo para aqueles eleitores que vão tirar o título e tiverem 15 anos, mas completam 16 até o dia das eleições. Assim como para as pessoas com deficiência, que necessitam de atendimento diferenciado, informem à Justiça Eleitoral para que sejam remanejadas para seções adaptadas.

O TSE também ressalta que para travestis e transexuais que queiram incluir no título de eleitor seu nome social, devem realizá-lo dentro do mesmo prazo. Para fazer a mudança, a pessoa deve apresentar apenas uma autodeclaração do nome com o qual deseja ser identificado. Os nomes, civil e social ficarão salvos no banco de dados dos eleitores.


Fonte:

Deixe seu comentário