Portal da Cidade Brusque

Prefeito usa tribuna na Câmara em primeira sessão ordinária de 2016

Publicado em 03/02/2016 às 06:19

Arquivo Portal da Cidade

Os vereadores de Brusque retornaram do recesso parlamentar na segunda-feira, 1, e iniciaram a primeira sessão ordinária de 2016, nesta terça, 2 sendo recebidos pelo prefeito Roberto Pedro Prudêncio Neto.

O prefeito utilizou a tribuna da Casa de Leis para saudar os veredores, e também para falar resumidamente sobre os planos do governo municipal para este ano.

A reforma administrativa, um dos projetos do executivo que deve chegar à Câmara ainda no início do ano, foi um dos temas abordados por Prudêncio. Ele também falou sobre a exoneração dos cargos comissionados e de secretários, salientando a economia de cerca de R$ 1,5 milhão. Parte do valor economizado, segundo o prefeito, fica destinado à Saúde e Obras, além da compra de medicamentos.

Os vereadores da oposição aproveitaram para criticar a exoneração dos cargos.  Marli Leandro(PT) destacou que a exoneração dos cargos comissionados e de secretários não teve retorno para a população, que foi prejudicada quanto à prestação de serviços públicos. A vereadora usou como exemplo o fato de que para serem atendidas no SINE, pessoas tinham que aguardar desde às 6h da manhã, para terem atendimento perto do meio dia.

Críticas ao governo federal
Se a oposição aproveitou o momento para criticar o governo municipal, a situação teve como alvo o governo federal. Dejair Machado (PSD)  e Moacir Giraldi (PT do B) foram os principais a falar do assunto.

Dejair Machado destacou que boa parte do que é recolhido pelo governo federal em tributos e impostos não é devolvido aos municípios, que ficam em uma situação difícil. O vereador Alessandro Simas (PR) líder do governo na Casa, aproveitou para frisar a fala de Machado e rebater  as críticas de Valmir Ludvig (PT) quanto à administração municipal e a necessidade  exoneração dos cargos para poupar dinheiro.

Moacir Giraldi repetiu a frase “desgoverno federal” algumas vezes para destacar a alta carga tributária e também os índices de desemprego.

Asfalto
O presidente da Câmara, Jean Pirola (PP), utilizou seu tempo na tribuna para criticar a obra do PAC no bairro São Luiz. Segundo o vereador, as obras do programa sempre dão problema. E dessa vez, no São Luiz, o problema é a falta de cerca de 70 metros de asfalto. Ele destaca que o acesso à rua Otto Renaux fica mais difícil com as obras inacabadas. O parlamentar frisou que agora fica difícil concluir a obra, já que é necessário que um novo projeto passe pela aprovação da Caixa.

Alterações no regimento
A primeira sessão ordinária de 2016 da Câmara de Brusque iniciou com algumas mudanças em comparação com as sessões de 2015. Isso porque o Regimento Interno passou por alterações. As atualizações foram possíveis através da aprovação do projeto de resolução nº 12/2015, apresentado em última sessão extraordinária do ano de 2015.

Uma das mudanças no Regimento Interno é quanto ao tempo de uso da tribuna pelos vereadores inscritos, que passou de 15 para 10 minutos. O mesmo tempo também passa a ser concedido para a discussão de moções, requerimentos, emendas, subemendas, pareceres, relatórios, recursos e representações.

Também foi abolido do regimento a possibilidade de votação secreta (artigos 154 e 157). O dia e horário das sessões ordinárias, que já vinham sendo praticados, agora passam a fazer parte do regimento. Clique aqui para ter acesso ao Regimento e suas atualizações.

Próxima sessão
Com a mudança do feriado de Carnaval para a segunda-feira, 8, a próxima sessão ordinária fica mantida para a terça-feira, 9, às 17h. 

Fonte:

Deixe seu comentário