Portal da Cidade Brusque

Pretendida pelo Samae, nova ETA pode auxiliar cidade nos próximos 30 anos

O prefeito de Busque, Jonas Paegle, aprovou o estudo preliminar para a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água no município

Publicado em 08/05/2017 às 03:39

Foto: divulgação

O prefeito de Busque, Jonas Paegle, aprovou o estudo preliminar para a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água no município. O projeto prevê uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA), no bairro Cristalina, com capacidade, inicialmente, para tratar 150 litros de água por segundo e com um segundo módulo de espera que poderá tratar outros 150.

De acordo com o diretor-presidente do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (Samae), Marcio Cardoso, o próximo passo é a aquisição de terreno e as licitações para construção e compra de materiais necessários para colocar a nova ETA em funcionamento. “É um processo longo, porém, com o novo local suprirá a necessidade de água do município por 30 anos”.

Após o novo local entrar em funcionamento, as ETAs do Cedro Alto, Zantão, Santa Luzia, Volta Grande, Dom Joaquim e Bateas serão desativadas e a capacidade de produção de água de todas será absorvida pela ETA Central, que hoje é responsável por 74% do abastecimento, e Cristalina. A ETA do bairro Limeira, que produz 6,14% da água, será mantida. “A necessidade de ampliar nossa capacidade de produção de água era antigo e nos últimos anos isso ficou mais evidente”.

Além disso, paralelo a este projeto, o Samae trabalha na otimização da ETA Central e na modernização de todo o sistema. “Adquirimos um novo filtro que vai garantir a qualidade e quantidade de água ofertada aos consumidores. Todo este processo de mudança diminuirá nossos custos e aumentará nossa eficiência e qualidade”, explica Márcio. 

Capacidade de produção de água

ETA Central – 320 litros/segundo;

Nova ETA Cristalina – 150 litros/segundo, com segundo módulo em espera para 150 l/s.

 

Fonte:

Deixe seu comentário