ELEIÇÕES 2026
Propaganda eleitoral nas ruas termina às 22h deste sábado; veja o que fica proibido
Distribuição de material, bandeiras, carreatas, passeatas e outras ações de campanha devem ser encerradas antes da votação
Publicado em 03/10/2026 às 16:39
Candidatos e partidos têm até as 22h deste sábado (3) para realizar atividades de propaganda eleitoral nas ruas. Depois desse horário, ficam proibidas ações como distribuição de santinhos e outros materiais gráficos, caminhadas, carreatas, passeatas e utilização de alto-falantes para divulgar candidaturas.
Também devem ser retiradas até as 22h as bandeiras móveis e os chamados wind banners instalados ao longo das vias públicas, assim como as mesas utilizadas para distribuição de material de campanha. A legislação permite essas estruturas desde que sejam móveis e não prejudiquem a circulação de pedestres e veículos.
Outra prática proibida é o chamado “derrame de santinhos”, quando materiais de campanha são espalhados em locais de votação ou nas vias próximas. A irregularidade pode gerar multa e também ser apurada como crime eleitoral.
No domingo (4), dia do primeiro turno, o eleitor pode manifestar sua preferência de forma individual e silenciosa, inclusive por meio de camiseta, broche, adesivo ou bandeira. Não são permitidas aglomerações com finalidade de campanha, abordagem de eleitores, distribuição de material ou boca de urna.
Denúncias de propaganda eleitoral irregular podem ser encaminhadas pelo aplicativo Pardal, da Justiça Eleitoral.
Fonte: Portal da Cidade Brusque
Notícias relacionadas
Internado em Brusque, Leonardo Schmitz explica o que provocou mal-estar durante sessão
14/10/2026 às 10:46
Vice-presidente da Câmara de Brusque passa mal durante sessão e sai de ambulância
13/10/2026 às 17:51
Vereador pede mais policiamento após denúncias de drogas nas proximidades de escola
09/10/2026 às 16:09
Estrada da Cristalina corre risco de novos deslizamentos, alerta vereador de Brusque
08/10/2026 às 15:47
Câmara aprova criação de serviço para coleta de entulhos e móveis em Brusque
07/10/2026 às 14:15
Resultado das urnas repercute na Câmara e Zanata sinaliza apoio a João Martins para 2028
07/10/2026 às 13:57