Portal da Cidade Brusque

Representantes de 5 municípios da região se reunem para discutir Barragem de Botuverá

O encontro aconteceu na Câmara de Vereadores de Brusque e contou com a presença de representantes de Itajaí, Botuverá, Guabiruba e Vidal Ramos

Publicado em 30/10/2015 às 06:07

Na tarde desta quinta-feira, 29, um encontro na Câmara de Vereadores de Brusque reuniu representantes das cinco cidades afetadas pela cheia do rio Itajaí Mirim. O prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi, e vereadores de Guabiruba, Vidal Ramos e Itajaí estiveram presentes. O diretor presidente do Samae Brusque, Roberto Bolognini participou da reunião. O objetivo do encontro foi discutir a construção da barragem de Botuverá.

O presidente da Câmara de Vereadores de Brusque, Jean Pirola, afirma que novas medidas são necessárias para evitar que uma nova cheia do Itajaí Mirim afete a população. Ele afirma que se a barragem já estivesse construída, as cheias da última semana não aconteceria. “Nem a Beira-Rio ficaria suja. Brusque não sofreria nada”, disse. Pirola também afirmou que sabe que a barragem não é a única solução para acabar com as cheias, mas que muitas poderiam ser evitadas.

O presidente da Casa, responsável pela iniciativa do encontro, disse também que este é o primeiro passo, com a união dos 5 municípios, para que a barragem seja construída. Pirola destacou a importância de melhorar a comunicação entre as Defesas Civis dos municípios vizinhos, para que as cheias causem menos prejuízo possível.

O prefeito de Botuverá, José Luiz Colombi reconheceu que a construção da barragem causará impacto ambiental, porém, que o município teria como administrar a questão. Isso porque ainda não foi concedida a licença ambiental para o projeto. Ele também afirmou que nenhum morador ficaria desabrigado com a obra.

 

O próximo encontro dos representantes será no dia 11 de novembro, em Itajaí, para dar continuidade às discussões. 

Fonte:

Deixe seu comentário