Portal da Cidade Brusque

Saúde da mulher é tema da 1ª Conferência Regional de Saúde

Conferência representou um momento democrático no processo de avaliação e deliberação acerca das diretrizes das políticas da saúde da mulher

Publicado em 09/05/2017 às 05:01

Foto: divulgação

Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade foi o tema central da 1ª Conferência Regional de Saúde de Botuverá, Brusque e Guabiruba, realizada no auditório do Centro Universitário de Brusque, campus Santa Terezinha, na tarde de segunda-feira, 8 de maio. Mais de 150 pessoas participaram do encontro, entre elas, representantes de entidades dos municípios envolvidos. A Conferência foi organizada pelas secretarias e conselhos municipais de saúde de Botuverá, Brusque e Guabiruba e pela Agência de Desenvolvimento Regional – ADR.

A coordenadora da Comissão Organizadora do encontro, Maria Roseli Beutiny, frisou a importância da presença dos participantes. “Agradecemos cada um que está aqui para tratar dos eixos que irão implementar a Política Nacional de Ação Integral à Saúde das Mulheres”, pontuou. 

O presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI e prefeito de Botuverá, Jose Luiz Colombi, falou em nome do Poder Executivo dos três municípios e lembrou que os debates sobre a saúde da mulher devem ser pensados também localmente. “Que possamos sair daqui com propostas de melhorias para o município. Com projetos que passem pelas Câmeras de Vereadores e que possam ser logo implementadas”, frisou. Já a secretária de Saúde de Guabiruba, Patricia Heiderscheidt, enalteceu a importância das propostas e ideias a serem debatidas. 

Após a abertura do encontro, a integrante do Conselho Nacional de Saúde, Carmen Lucia Luiz, ministrou uma palestra sobre o tema e, em seguida, os participantes se dividiram em grupos para trabalhar sobre quatro eixos: o papel do estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; o mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres, vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres e políticas públicas para as mulheres e a participação social. 

A Conferência representou um momento democrático no processo de avaliação e deliberação acerca das diretrizes das políticas da saúde da mulher e teve por objetivo impulsionar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) para garantir a saúde como direito humano, a sua universalidade, integralidade equidade no SUS com base em políticas que reduzam as desigualdades. 

Marcaram presença no encontro os secretários municipais de Botuverá, Brusque e Guabiruba, os vereadores de Guabiruba Rosita Kohler e Felipe Eilert dos Santos, integrante da ADR Aline Goncalves, presidente estadual da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Sonia Rieg, além de outras entidades e usuários do SUS.

 

Fonte:

Deixe seu comentário