Portal da Cidade Brusque

Situação da Saúde em Brusque é pauta na sessão da Câmara de Vereadores

Publicado em 15/02/2017 às 05:52

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Brusque desta terça-feira (14), os vereadores Celso Emidio da Silva (DEM) e Ivan Martins (PSD) destacaram a situação atual da saúde pública em Brusque.

Celso Emidio da Silva apresentou uma proposta aos vereadores para que o secretário municipal de Saúde, Humberto Furnari, explique na Casa sobre a situação atual da pasta.

O motivo principal são as frequentes denúncias e reclamações por parte dos brusquenses sobre a falta de medicamentos e filas para exames e consultas.

Celso afirma que na época em que era secretário municipal da pasta, a Saúde destinava 33% dos recursos para a folha de pagamento, mas que recebeu informações recentes de que atualmente o salário de funcionários ultrapassa 48% do orçamento.

“É preciso que seja esclarecido como o orçamento deste ano será utilizado. O que vem acontecendo em Brusque é preocupante, com a falta de medicamentos e filas para exames”.

"Saúde só é prioridade durante campanha política"
O vereador Ivan Martins (PSD) foi duro nas críticas ao governo municipal acerca da Saúde. Ele afirma que a cada eleição a comunidade tem esperanças de que as filas para consultas, exames e cirurgias vão acabar ou diminuir, mas que na prática, isso não acontece.

“No processo eleitoral os candidatos colocam a Saúde como prioridade. Mas quando o eleito assume a prefeitura, aparecem as dificuldades com a falta de remédio e as filas”.

Ivan ainda destaca que em outras gestões “os governos anteriores se gabavam falando que o investimento mínimo na Saúde era de 15%, mas que acabavam investindo 22%. Mas na prática, esse recurso era para pagamento de salário dos funcionários”.

O vereador também afirma que o número crescente de funcionários nos últimos anos vem crescendo. “Desde 2009 foram feitos concursos públicos que incharam a prefeitura, o que quase inviabilizou as últimas administrações”.

 

Por fim, Martins fez a mesma afirmação que Celso Emidio da Silva, ao falar que as reclamações de moradores sobre a falta de medicamentos e filas para exames e consultas só crescem, e diz que espera uma mudança na situação partindo da administração de Jonas Paegle. “Esperamos que o dr. Jonas melhore a saúde de forma significativa e coloque em prática o seu discurso de campanha”.

Fonte:

Deixe seu comentário