Portal da Cidade Brusque

Eleições

Sondagem eleitoral aponta Sestrem, Gomes e Eccel como favoritos à Prefeitura

Confira o resultado do levantamento, realizado nas redes sociais de Portal da Cidade Brusque

Publicado em 08/04/2020 às 05:28
Atualizado em

(Foto: Portal da Cidade Brusque)

Em sua primeira enquete/sondagem eleitoral, o jornalismo de Portal da Cidade Brusque perguntou, entre a tarde desta terça (7) e a tarde desta quarta (8), sobre quem deveria ser o próximo prefeito eleito de Brusque nas eleições de outubro.

O levantamento - que não ofereceu nenhum nome pronto para escrutínio popular - vale lembrar, não possui caráter científico, não trabalha com amostragens específicas e dependeu da participação espontânea dos leitores de Portal da Cidade Brusque em suas redes sociais. Seus resultados não pretendem reproduzir fielmente a intenção de voto dos candidatos e partidos.

Os questionamentos foram publicados de três formas: story no Instagram (onde cada leitor poderia responder com o seu nome favorito), feed de notícias do Instagram e, também, feed de notícias da página de Portal da Cidade Brusque no Facebook. Nos últimos dois casos, bastava o internauta publicar o nome de seu pré-candidato favorito nos comentários.

Somados os resultados das três postagens, o vereador e pré-candidato a prefeito de Brusque, Paulinho Sestrem (Republicanos), obteve considerável vantagem. Ele conquistou 152 votos. Além de legislador municipal, Sestrem também já foi secretário municipal de Trânsito e Mobilidade em Brusque, além de responsável pela Coordenadoria de Trânsito de Guabiruba (GBTran).

O deputado estadual Sérgio Motta, que também é presidente do Republicanos a nível estadual, pode vir a ser um apoiador de uma eventual candidatura de Sestrem.

Pré-candidato Paulinho Sestrem (Republicanos)

Em segundo lugar na classificação geral, com 92 votos, temos o nome do coronel PM Moacir Gomes Ribeiro, pré-candidato a prefeito de Brusque pelo Partido Liberal (PL). O oficial da reserva da Polícia Militar de Santa Catarina é ex-comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar (18º BPM) de Brusque e, também, ex-comandante da 7ª Região Policial Militar (7ª RPM) de Blumenau.

Gomes Ribeiro, conforme fontes consultadas pelo jornalismo de Portal da Cidade Brusque, contará com o apoio do senador Jorginho Mello, que também é filiado ao Partido Liberal, em uma hipotética campanha política. O congressista, por sua vez, é defensor ferrenho do governo do presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido).

Pré-candidato coronel PM Moacir Gomes Ribeiro (PL)

Com 52 votos, a terceira colocação da sondagem eleitoral fica com o ex-prefeito de Brusque Paulo Roberto Eccel (PT). Eccel, que cumpriu um mandato e meio como chefe do Poder Executivo municipal, acabou sendo cassado no ano de 2015 por utilizar publicidade institucional em campanha de reeleição.

Em setembro de 2017, o petista foi inocentado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), através de decisão do ministro Ricardo Lewandowski. Fato que fez com que Eccel, que também já foi deputado estadual (2003-2007), recuperasse todos os seus direitos políticos.

Nos últimos dias, Paulo Eccel assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), transformando-se, pelo menos por 30 dias, no único representante brusquense em Florianópolis.

Paulo Eccel (PT), o segundo da direita para esquerda, ao assumir uma cadeira na Alesc

Confira a classificação geral (os votos de protesto, em personalidades, comediantes ou pessoas folclóricas brusquenses foram descartados):

1º lugar: Paulinho Sestrem - 152 votos;

2º lugar: coronel PM Moacir Gomes Ribeiro - 92 votos;

3º lugar: Paulo Eccel - 52 votos;

4º lugar: Ari Vequi - 32 votos;

5º lugar: Michel Belli - 22 votos;

6º lugar: Ciro Roza - 14 votos;

7º lugar: Guilherme Marchewsky - seis votos;

8º lugar: Antônio Carlos Weidgenant e Luciano Hang - três votos;

9º lugar: Nik Imhof - dois votos;

10º lugar: Marcos Deichmann, Leonardo Schmitz, Leandro Noldin, Jean Pirola - um voto.


Fonte:

Deixe seu comentário