Portal da Cidade Brusque

ELEIÇÕES 2018

Top 10 Fake News: A Verdade sobre os boatos mais compartilhados nestas eleições

O Portal da Cidade Brusque separou 10 boatos que foram amplamente divulgados nas redes sociais como verdadeiros mas na verdade, são falsos.

Publicado em 25/10/2018 às 04:13

(Foto: Reprodução)

Faltam exatos três dias para os brasileiros conhecerem o novo presidente que vai governar o país até dezembro de 2022. Com o avanço das tecnologias e o alcance das redes sociais, as chamadas “Fake News” se tornaram um problema de todos, dos candidatos e dos eleitores.

O termo “Fake News” ficou conhecido após as eleições de 2016, nos Estados Unidos, que resultou com Donald Trump presidente. Até hoje, a campanha protagonizada por Trump rende estudos que apontam para possíveis interferências de boatos no resultado das eleições.

Três cientistas políticos, Brendan Nyhan, Andrew Guess e Jason Reifler ouviram 2.525 americanos durante pesquisa e afirmaram que de fato os boatos ocuparam algum espaço no debate eleitoral mas não há evidências de que tiveram impacto a ponto de interferir no voto do eleitor. 

O Portal da Cidade Brusque separou dez notícias falsas mais compartilhadas nas redes sociais e desmistificou todas elas com o objetivo de tornar a escolha do candidato mais consciente e responsável, são elas:

1 - Kit Gay distribuído para crianças de 6 anos na rede pública

O material conhecido como Kit Gay na verdade nunca existiu e foi atrelado ao projeto Escola Sem Homofobia, promovido pelo Ministério da Educação em 2011, sob a liderança de Fernando Haddad. O projeto foi apoiado por diversas ONGs mas não foi implantado, ou seja, não chegou às escolas públicas brasileiras.

2 - Votar em siglas diferentes anula o voto

Durante o primeiro turno muitas pessoas acreditaram que votar em candidatos de partidos ou siglas diferentes anula o voto. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) chegou a desmentir o fato afirmando que os eleitores são livres para escolher candidatos de diferentes partidos.

3 - Homem que apunhalou Jair Bolsonaro é filiado ao PT

Após Jair Bolsonaro ser apunhalado durante um ato político em setembro por Adélio Bispo de Oliveira, começou a surgir correntes no WhatsApp e Facebook afirmando que o agressor foi filiado ao Partido dos Trabalhadores. Alguns sites chegaram a publicar esta informação porém, nos dados oficiais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não consta o cadastro de nenhuma pessoa com este nome.

4 - Haddad defende incesto e comunismo em livro 

A informação surgiu a partir de um post no Facebook do ideólogo Olavo Carvalho atrelando o livro “Em defesa do socialismo”, escrito por Haddad, à uma idéia de Carvalho sobre o apoio de Haddad ao incesto. O fato foi desmentido pelo próprio ideólogo e excluído de suas redes sociais mas continuou sendo compartilhado. 

5 - Haddad propõe a legalização da pedofilia

Uma imagem de uma menina com a boca tampada por um homem e os dizeres “Um projeto de lei torna a pedofilia um ato legal. O sexo com crianças a partir de 12 anos deixaria de ser crime” com a logo da campanha do PT circulou nas redes sociais atrelada ao Projeto de Lei do Senado de número 236/212.

Na verdade o projeto, que está parado atualmente, propõe que qualquer prática sexual com crianças com 12 anos, ou menos, de idade, seja considerado estupro. O projeto foi criado por José Sarney que é do PMDB-AP. 

6 - Urnas apreendidas no Amazonas com votos para Haddad

Fotos de urnas apreendidas no Amazonas foram divulgadas em um contexto equivocado. No WhatsApp pessoas atrelavam a prisão ao fato das urnas estarem com 81% dos votos preenchidos para o candidato Fernando Haddad. O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) informou a partir de nota que as imagens são verdadeiras mas que foram divulgadas em um “contexto equivocado”.

7 - Filhos de Bolsonaro ofendem nordestinos em vídeo

Um vídeo que circula nas redes sociais com um homem ofendendo nordestinos foi divulgado como se o autor do vídeo fosse um dos filhos de Jair Bolsonaro. O homem não teve, até o momento, sua real identidade descoberta e não pertence a família do candidato.

8 - Mensagem de Haddad elogiando Venezuela 

Um suposto print de um twitte de Fernando Haddad com os dizeres “A revolução que acontece na Venezuela, é sem dúvidas uma conquista que deverá ser exemplo para todos os Paises! Parabéns Maduro! Estamos juntos ! (sic)”. É falsa. O twitte original não foi encontrado e a imagem apresentada não mostra o @ junto ao nome do usuário, como é padrão do Twitter.

9 - Bolsonaro é investigado por uso de “dinheiro sujo” em campanha

Uma reportagem publicada em um site com o título “Procuradoria investiga dinheiro sujo na campanha de Bolsonaro” é falsa. Matéria foi copiada do site do jornal “Estadão” mas alguns trechos do texto foram alterados. Na publicação, Jair Bolsonaro é associado a investigação contra Paulo Guedes. A Procuradoria da República do Distrito Federal negou abertura de processo contra o candidato do PSL.

10 - Pesquisa mostra Haddad com 58% das intenções de votos

A pesquisa que aponta Fernando Haddad com 58% das intenções de votos não foi realizada nem mesmo registrada no TSE. Manchete que chama para a pesquisa é associada a uma pesquisa verdadeira mas com os números alterados.


Fonte:

Deixe seu comentário