Portal da Cidade Brusque

Dia D

Tribunal julga processo de impeachment de Carlos Moisés

Caso o processo seja aprovado por sete votos mínimos, o governador deixa o cargo por definitivo

Publicado em 27/11/2020 às 01:41

(Foto: Reprodução)

O Tribunal de Julgamento do impeachment decide nesta sexta-feira (27) na Alesc se o governador afastado de Santa Catarina, Carlos Moisés (PSL), retorna ao cargo ou se perderá o mandato por definitivo. O processo é analisado por cinco deputados estaduais e cinco desembargadores, os mesmos do primeiro julgamento que afastou o mandatário por 180 dias.

Com seis votos favoráveis e quatro contrários ao impeachment, a maioria simples na primeira votação bastou para retirar o governador do cargo de maneira provisória. Porém, agora é necessário sete votos contrários à Moisés para que ele deixe o Governo do Estado por definitivo. Para isso acontecer, um dos desembargadores que votou contra o impeachment na primeira votação teria que votar favorável nesta ocasião. Se isso ocorrer, Daniela Reinehr (sem partido) será a nova governadora de Santa Catarina. 

No momento, dois tribunais estão analisando o pedido de impeachment de Carlos Moisés. O processo que está sendo julgado nesta sexta-feira não se trata do escândalo dos respiradores. Um possível crime de responsabilidade é o que pode afastar o governador, onde uma equiparação salarial supostamente irregular entre procuradores do Estado e da Alesc culminou no pedido de impeachment e no julgamento.

Fonte:

Deixe seu comentário