Portal da Cidade Brusque

Vereadores rejeitam requerimento para realizar audiência pública

Publicado em 04/05/2016 às 05:42

Um dos requerimentos apresentados pelo vereador Valmir Coelho Ludvig (PT) na sessão ordinária da Câmara Municipal de Brusque da terça-feira (3), foi rejeitado pela maioria dos parlamentares. O texto pedia que fosse realizada uma audiência pública para se discutir o fim da Fundação Municipal de Esportes e o início do comando do Parque Zoobotânico pela Fundema.

Entretanto, outro requerimento apresentado pelo vereador, o que pedia a quebra de regime de urgência dos projetos sobre a reforma administrativa, foi aprovado. Ludvig justificou o pedido de quebra de urgência dizendo que o tema é complexo e que demanda de mais tempo dos vereadores para ser analisado e votado. Já quanto à audiência pública o líder da oposição afirmou que certas medidas adotadas são extremas e que vêm a mudar questões que vem mostrando resultados positivos no município.

Ludvig questionou se haverá economia com a incorporação da Fundação Municipal de Esportes à Secretaria de Educação, já que ambos os órgãos, mesmo que extintos, continuarão com suas atribuições.

Grande parte dos vereadores que votaram contra ao requerimento que pede a audiência pública afirmou que cabe ao prefeito decidir como funcionam os órgãos que competem à administração municipal. Dejair Machado (PSD) citou que tal afirmação consta na lei orgânica.

Discussão acalorada
As críticas que Moacir Giraldi (DEM) teceu quanto às eleições para diretores das escolas municipais de Brusque, envolvendo o Prefeito Roberto Prudêncio Neto (PSD) e o Secretário de Educação, Ivanor de Mendonça, foram rebatidas pelo vereador Ivan Martins (PSD).

Na sessão ordinária do dia 26 de abril, Giraldi usou a tribuna para pedir a renúncia do Secretário de Educação, chamando-o de incompetente por não realizar as eleições para diretores das escolas.

O pedido informal do vereador foi criticado por Ivan Martins, que afirmou que Giraldi foi injusto com o poder executivo e que “o prefeito não pode marcar uma eleição na data em que o vereador exige”. Martins disse ainda que Giraldi foi infeliz quando sugeriu que o secretário renunciasse. “Giraldi disse que o cargo de secretário foi dado em troca de favores. Então o vereador deveria dizer que troca de favores foi essa. É muito fácil dizer alguma coisa sem provar”.

Por outro Lado, Giraldi voltou ao assunto dizendo que Ivanor de Mendonça foi indicado ao cargo de secretário pelo próprio Ivan Martins, e que o atual secretário trabalhou nas eleições de 2012 como cabo eleitoral de Martins.

A discussão entre os vereadores ficou acalorada e precisou da intervenção do presidente da Casa. 

 

 

Fonte:

Deixe seu comentário