Portal da Cidade Brusque

HOMENAGEM

Apae de Brusque é homenageada nos 50 anos da FCEE

Instituição recebeu a homenagem pelo fato de ser a primeira fundada em Santa Catarina e a segunda do país

Publicado em 04/05/2018 às 22:01
Atualizado em

(Foto: Ideia Comunicação Corporativa)

 A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque recebeu uma homenagem especial na última quinta-feira (3), durante a solenidade de comemoração dos 50 anos da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em Florianópolis. A homenagem feita à Apae de Brusque deu-se pela associação ter sido a primeira Apae criada no Estado, representando no ato todas as APAEs de Santa Catariana. 

O vice-presidente da entidade, Renato Roda, representou a entidade brusquense ao lado da aluna Angela Hoffmann. 

Roda comenta sobre o destaque que o estado tem em relação à inclusão no País.  “Esta é uma forma também de homenagear todos os voluntários que atuam em prol das crianças, jovens e adultos especiais. Santa Catarina é reconhecida com o estado do país que mais gera a inclusão, e a Fundação tem um papel fundamental na organização das políticas do segmento em Santa Catarina, orientando e buscando cada vez mais benefícios para centenas de pessoas. Parabéns a todos envolvidos nessa caminhada”, declarou.

Além da Apae de Brusque, outras instituições e pessoas foram homenageadas no evento.  A Sociedade de Surdos de São José (SSSJ) e sua primeira intérprete oficial de Libras, a ex-servidora Ione Machado. Maria Nilza Éckel pelas contribuições na área de educação profissional e especial. A integradora de educação especial no estado, Terezinha Serpa de Oliveira; e Renata Abraham Peixoto, por ser a educanda com mais tempo de atendimento na FCEE.

A celebração reuniu dezenas de pessoas, entre servidores e educandos da FCEE, autoridades civis e militares, representantes de diversas Apaes e de demais entidades do Estado conveniadas com a FCEE, além de convidados especiais, que marcaram a trajetória da instituição estadual.


A Apae de Brusque
A instituição foi fundada em 14 de setembro de 1955, é a primeira Apae formada em Santa Catarina e a segunda constituída no Brasil. Seu início foi marcado após o nascimento de Pierre Moritz, filho dos saudosos Ruth e Carlos Moritz.

Em 2018 a entidade completa 63 anos, e Pierre é um dos seus alunos. Com ele, mais 300 estudantes recebem atendimento diário.

Ao longo da trajetória da Apae, pais e amigos se juntaram à caminhada e contribuem de forma permanente, visando o fortalecimento da instituição e a qualidade dos serviços prestados. A Apae Brusque oferece atendimento gratuito em todas as suas frentes de atuação.

Fonte:

Deixe seu comentário