Portal da Cidade Brusque

Clima

Após madrugada chuvosa, rajadas de vento chegam a 70 km/h no Litoral de SC

Durante a madrugada, o vento chegou a soprar a 80 km/h em áreas do Sul do Estado

Publicado em 26/06/2019 às 06:44

(Foto: Portal da Cidade)

A condição de vento forte e chuva permanece em Santa Catarina na manhã desta quarta-feira (26). A Defesa Civil, por meio de boletins divulgados ainda pela manhã, informou que as rajadas de vento devem ficar em torno de 60 km/h até as 9h30.

De acordo com a Epagri/Ciram, o alerta meteorológico permanece durante este dia para o Litoral de Santa Catarina, onde, por volta das 8h, o vento oscilava entre 60 km/h e 70 km/h. Ainda na noite de terça (25), o vento se aproximou dos 100 km/h no Litoral Sul e Planalto Sul.

A chuva, até as 8h45, pode ser de moderada a pontualmente forte no Oeste, Meio-Oeste e faixa Oeste do Planalto Norte.

Durante a madrugada, vento chegou a soprar a 80 km/h em áreas do Sul do Estado. No Planalto Sul, por exemplo, o vento soprou em torno de 70 km/h. A situação deve mudar, na maior parte de Santa Catarina, entre o fim da tarde e à noite.

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, nenhum município relatou estragos, situações com vítimas ou deslizamentos até as 9h desta quarta-feira.

Até o meio-dia, no Litoral Sul, a previsão é de rajadas moderadas e persistentes a fortes de vento Sul, de 50 km/h a 70 km/h. O vento deve deixar o mar agitado a grosso, com picos de onda de 2 a 3 metros. A condição, conforme a Defesa Civil, é desfavorável para a navegação de pequenas e médias embarcações.

Recomendações

Em caso de tempestades, proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou Corpo de Bombeiros 193 


Fonte:

Deixe seu comentário