Portal da Cidade Brusque

CRUELDADE

Cachorro morre após ser encontrado amarrado em trilho de trem no Norte de SC

Ele foi resgatado e levado para atendimento, mas não resistiu aos ferimentos

Publicado em 02/08/2021 às 03:23

(Foto: Ilustração)

Um cachorro morreu após ser encontrado amarrado ao trilho de trem no último domingo (1°) em Joinville. Ele chegou a ser resgatado e levado até o Centro de Bem-estar Animal, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi divulgado pela Frente de Ação pelos Direitos Animais (Frada) nas redes sociais. A ONG foi informada pela autônoma Catharina Lehmert, que encontrou o cachorro no início da tarde de ontem na rua Estrada de Ferro. Ela havia saído para levar a mãe ao trabalho e viu o animal deitado próximo ao trilho.

“Ele estava amarrado no trilho com um cabo de internet, enforcado no pescoço. Fui retirando bem devagarzinho para não machucar até que consegui livrá-lo do cabo, mas ele não conseguia respirar direito”, conta.

Segundo Catharina, o cachorro também estava com um machucado grande na cabeça, que parecia ter sido causado com um golpe de enxada. A jovem, que tem oito cãezinhos em casa, ficou em choque com a situação.

“Comecei a chorar muito porque fiquei imaginando se tivesse acontecido com meus cachorros. Como um ser humano tem coragem de fazer isso com os bichinhos?”, questiona.

Orientada pela direção da Frada, Catharina vai registrar um boletim de ocorrência na delegacia nesta segunda-feira (2). Ela também está em busca de imagens da câmera de segurança de um vizinho que pode ter registrado o crime.

Cachorro estava com outros problemas de saúde

A Frada informou nas redes sociais que entrou em contato com o plantão do Centro de Bem-estar Animal para fazer o atendimento do cachorro. O animal foi levado até a clínica conveniada do município.

Segundo a Frada, os exames mostraram uma série de alterações e várias doenças, como cinomose e anemia. O cachorro estava tão fraco e debilitado que não resistiu e morreu na clínica.

A ONG acredita que o dono do cachorro tenha tentado se livrar do animal doente ao amarrá-lo no trilho de trem e agora espera que a Justiça seja feita.

Abandono e maus tratos contra animais são crimes

A presidente da Frada, Liliane Lovato, ressalta que abandono e maus tratos contra animais são crimes, assim como deixar cachorros amarrados no quintal de casa. Por isso, ela orienta que as pessoas pensem muito antes de levar um animal para casa.

“Ele vai dar trabalho, sentir fome e frio, ficar doente e dar gastos. Então, se a pessoa não quiser ter essa responsabilidade e cuidar dele até o fim da vida, não deve pegar um animal”, reforça Liliane.

Ela ainda afirma que adotar é diferente de gostar de um animal. Nem todas as pessoas têm condições de levar um cachorro para dentro de casa e cuidar dele para sempre. Nestes casos, há outras opções como ajudar uma ONG ou dar um lar temporário para um animal até que ele encontre um definitivo, por exemplo.


Fonte:

Deixe seu comentário