Portal da Cidade Brusque

CÉU

Chuva de meteoros com detritos do cometa Halley é flagrada no céu de SC

Ao menos nove registros fazem parte da chuva de meteoros 'Orionidas'.

Postado em 22/10/2021 às 14:55

(Foto: Jocimar Justino/ Reprodução)

Cerca de 30 meteoros foram flagrados no céu de Monte Castelo, no Norte catarinense, na madrugada desta sexta-feira (22).

Segundo o astrônomo amador e membro da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), Jocimar Justino, ao menos nove fazem parte da chuva de meteoros "Orionidas", causada por detritos do cometa Halley.

O pico da chuva ocorreu entre quarta (20) e quinta-feira (21). Contudo, o tempo nublado acabou desfavorecendo os registros dos fenômenos.

"Os períodos de maior intensidade [para ver os meteoros] são dias próximos aos dias de pico. Alguns dias antes e alguns dias depois. Na madrugada de hoje, as nuvens abriram uma brecha e foi possível fazer os registros", disse Justino.

A chuva de meteoros é causada por detritos do cometa Halley. O cometa passa próximo ao planeta a cada 76 anos, e deixa um rastro de detritos que pode ser visto duas vezes ao ano, em maio e outubro. Ao atingir a atmosfera, esses detritos queimam e causam a chuva de meteoros.

Cometa Halley

O cometa passou pelo pela última vez em 1986. Sua próxima aparição na Terra está prevista para o ano de 2061 e poderá ser visto no céu de Santa Catarina.

"Provavelmente vai dar pra ver daqui e será um espetáculo", afirma Justino.


Fonte:

Receba as notícias de Brusque no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias