Portal da Cidade Brusque

SANTA CATARINA

Cliente é identificado como 'mudo' ao pedir lanche em rede de fast food em SC

Empresa foi notificado pelo Procon e tem prazo de 10 dias para responder todos os questionamentos do órgão fiscalizados

Publicado em 01/12/2021 às 17:53

(Foto: Reprodução/Procon SC)

A rede de fast food Burger King foi notificada na terça-feira (30) pelo Procon de Santa Catarina por identificar um cliente como “mudo” no ticket emitido durante o pedido de um lanche em um shopping de Florianópolis. A empresa lamentou o ocorrido e repudiou a discriminação.

O órgão de defesa do consumidor informou que enviou questionamentos para saber se os funcionários são treinados para atender pessoas com deficiência depois de receber denúncia de um atleta da Federação Catarinense de Desportos de Surdos. O Burger King tem prazo de 10 dias para se manifestar.

O ticket foi fotografado pelo cliente no dia 21 de novembro, ao meio-dia. Ele é emitido no momento da compra e costuma trazer o nome do consumidor e um número, para que seja chamado quando o pedido estiver pronto.

Notificação do Procon SC

O Procon quer que a empresa informe se o atendente que emitiu o ticket tinha conhecimento da deficiência do consumidor, se há funcionários capacitados para atender pessoas com deficiência e como é feito o atendimento nas lojas da rede.

"A falta de respeito é latente na nossa sociedade. Porém, no âmbito profissional, em relações de consumo, não podemos admitir este tipo de atitude", disse Tiago Silva, diretor estadual do órgão.

Segundo o diretor estadual do órgão, a notificação considera que a política nacional de relações de consumo leva em conta a necessidade, o respeito à dignidade e o reconhecimento à vulnerabilidade do consumidor.

O que diz a rede de fast food

A empresa se manifestou em nota e lamentou o ocorrido. Leia o posicionamento na íntegra abaixo.

O Burger King lamenta o ocorrido e reforça que repudia toda e qualquer forma de discriminação, seja com seus clientes ou com seus colaboradores. No BK, todos são bem-vindos e serão tratados de forma igualitária. Ressaltamos que todos os colaboradores passam por treinamentos de conduta e sensibilização sobre a importância da diversidade e do respeito ao próximo.

A gestão da unidade franqueada onde o caso ocorreu reforçou essas orientações com toda a equipe para que situações como essa não voltem a acontecer. O Burger King também busca contato com o cliente e se coloca à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais.


Fonte:

Deixe seu comentário