Portal da Cidade Brusque

Da Casa

Cocersul entrega primeiros barris de cerveja artesanal produzida em escala

Até dezembro de 2019, mais de 1.400 litros devem ser entregues e comercializados, em parceria com a cervejaria Kiezen Ruw

Publicado em 28/10/2019 às 05:49

(Foto: Divulgação )

No mês em que celebra um ano de seu lançamento, a Cooperativa Cervejeira Sul-Brasileira (Cocersul), criada dentro do Núcleo de Cervejeiros Artesanais (Nucervarte) da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque e Região (AmpeBr), conquistou um importante passo. No sábado, 26 de outubro, foi realizada a entrega dos primeiros barris de cerveja artesanal para um dos cooperados do Cocersul, na cervejaria guabirubense Kiezen Ruw, parceria do projeto. 

Na oportunidade a Beer Reizer, da cidade de Itajaí, recebeu os primeiros 180 litros de cerveja pilsen, entretanto até dezembro deverão ser entregues para a mesma mais de 1.400 litros. 

Crescimento organizado 

De acordo com o presidente da Cocersul e coordenador do Nucervarte, Cícero Klas, a parceria com a cervejaria guabirubense foi firmada há cerca de dois meses, e estabelece a produção entre mil e dois mil litros de cerveja por mês, voltada para os cooperados da Cocersul. “Desde maio iniciamos as conversas com a Kiezen, foram feitas várias reuniões, e hoje conseguimos entregar o primeiro pedido dessa parceria firmada, onde vamos trazer ao cooperado uma cerveja legalizada, de qualidade, industrializada, e que ele poderá revender. Será mais um benéfico ao nosso cooperado”, considera. 

Segundo ele, desde a fundação da cooperativa, em janeiro deste ano, com a definição de sua diretoria e estatuto, a Cooperativa passou a atuar em busca de um CNPJ próprio, bem como na organização, planejamento e legalização da Cocersul. Além disso, o período também foi em prol da busca de alguns anseios de seus cooperados, em começar a empreender no setor cervejeiro. “Dentro disso surgiu a possibilidade de fazermos a parceria com alguma cervejaria, que abraçasse a ideia da Cocersul em prol do cooperativismo. Conversamos com a Kiezen e hoje celebramos essa importante parceria conquistada”, comenta.   

Com a entrega dos primeiros litros de cerveja, as expectativas da Cocersul são de que os pedidos aumentem, bem como se amplie o número de cooperados. “Agradecemos a toda a diretoria da Concersul, que tem se dedicado em prol do desenvolvimento e dos objetivos da cooperativa e também a Kiezen pela parceria, pois sabemos que com essas ações vamos aumentar a cadeia de pessoas que estão se unindo em prol desse novo modelo de negócio, através do cooperativismo, que desejam investir e empreender nesse segmento”, completa. 

Durante a entrega, o gerente e mestre cervejeiro da Kiezen, Márcio Alexandre Ferreira também destacou a importância da parceria firmada, que deverá fortalecer também a empresa e beneficiar os demais produtores. “A Kiezen está há oito anos no mercado e essa parceria é inovadora. Agrega muito estar junto a Concersul, pois diluímos a produção e oferecemos novas oportunidades aos cooperados cervejeiros. Entregamos o primeiro lote e esperamos ampliar esse número”, comenta. 

Inicialmente o projeto prevê somente a distribuição da cerveja da Kiezen, entretanto a ideia é que a partir de 2020 possam ser produzidas cervejas da Cocersul e de seus cooperados, com receitas próprias e em escala maior. 

Primeiro contemplado 

Primeira contemplada pela parceria, a Beer Reizer está há dois anos no mercado, e começou com a revenda de cervejas, de forma terceirizada, em um ‘beer truck’, que atua em Penha, durante a temporada, e em eventos de Itajaí. O cervejeiro Rogério Ardigó, conta que em 2018 participou de um curso de cervejeiro, onde conheceu o projeto da Concersul e aderiu a ideia.

“Vimos que era algo muito interessante e atrativo, nos tornamos cooperados e hoje fomos os primeiros a receber a cerveja para distribuição. Ficamos muito felizes por isso, e em ter a tranquilidade de trabalhar com um produto regularizado, sem problema. O projeto da cooperativa é muito interessante para dar vez e voz aos pequenos produtores e a nossa expectativa é que todos possam ser beneficiados, já que é uma oportunidade ímpar”, declara. 

Também presente na oportunidade, o diretor da AmpeBr, Silvio César Gonçalves destacou o trabalho da entidade em prol do associativismo e das micro e pequenas empresas, já que o projeto da cooperativa nasceu dentro da AmpeBr, assim como demais projetos de destaque estadual e nacional. “Ver esses primeiros lotes sendo entregues e a evolução da Cocersul nos orgulha muito. Há alguns anos, assim como outros projetos que nasceram na AmpeBr, as expectativas em relação a Cocersul são as melhores. Temos certeza que com a previsão de melhoria da nossa economia, esse setor cervejeiro irá se crescer cada vez mais e fortalecer o associativismo”, completa.   

Saiba mais 

Lançada em outubro de 2018 e fundada oficialmente em janeiro de 2019, a Cocersul tem abrangência nacional e é voltada para toda a região Sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, considerados os três estados que mais produzem cervejas artesanais do país e que mais abriram cervejarias do segmento nos últimos anos. 

Atualmente possui quase 70 cooperados, entre pessoas físicas e jurídicas, das mais diversas cidades, como Brusque, Guabiruba, Itajaí, Gaspar, Balneário Camboriú, Curitiba, Timbó, Blumenau, Florianópolis, entre outras. 

Para os próximos anos, as expectativas da cooperativa são as melhores, em termos de crescimento do número de associados e expansão de suas atividades. “Acreditamos que com a produção, com a prestação de serviços, o número de associados também irá aumentar, pois os próprios cooperados irão divulgar e fortalecer o nome da cooperativa mais rapidamente”, detalha Klas. 

Interessados em participar da Cocersul podem entrar em contado através do e-mail contato@cocersul.com.br, no telefone (47) 9.8489-7978, ou na sede da AmpeBr (rua Azambuja, nº 214, bairro Azambuja, Brusque –SC).

Fonte:

Deixe seu comentário