Portal da Cidade Brusque

Feira

Com crescimento de 14%, 19ª Seincc inicia com otimismo entre expositores

Feira ocorre no Centro de Eventos, em São João Batista até nesta quinta-feira

Publicado em 18/09/2019 às 02:38

(Foto: Divulgação )

A 19ª Semana da Indústria Calçadista Catarinense (Seincc) iniciou na tarde de ontem, em São João Batista. A grande fila de visitantes que se formou no hall de entrada do Centro de Eventos demonstrou, em pouco tempo, que a feira já é um sucesso.  

Conforme os dados retirados do sistema do Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb), que promove o evento, aproximadamente 500 pessoas prestigiaram o primeiro dia da feira.

São 110 expositores que apresentam os lançamentos outono-inverno 2020 de componentes, máquinas, químicos, tecnologia, acessórios e artefatos para o calçado.

O presidente da entidade, Almir Manoel Atanázio dos Santos, revelou que esta edição apresentou um aumento de 14% em crescimento, em relação a 2018. Além disso, mais de 30% de clientes do Brasil visitam a Seincc. “Os estandes estão muito bem elaborados, os corredores cheios já no primeiro dia. Isso só fortalece o trabalho que o sindicato vem fazendo, de fomentar a economia de São João Batista e de desenvolver o polo calçadista, em especial, de componentes”, disse.

Santos acrescentou que São João Batista construiu um cluster de sucesso para autossuficiência de componentes. “Hoje temos uma grande demanda. Mais de 60% das empresas do município estão voltadas a este setor. Por isso precisamos incentivar o desenvolvimento”.

O vice-presidente do Sincasjb, Levi Sottomaior, se surpreendeu com os depoimentos dos visitantes que vieram pela primeira vez no evento. “As pessoas se encantaram com a estrutura, a qualidade e quantidade de expositores e ainda com a quantidade de visitantes fabricantes de calçados que estão em busca de atualizações e novidades”.

Ele contou que muitos expositores já procuraram, antecipadamente, a organização da feira para renovar os espaços para a próxima edição. “Não esperaram nem pela abertura de renovação da equipe e se anteciparam para garantir o espaço. Isso nos deixa muito felizes, pois demonstra o sucesso que é nossa feira”, disse.

Entidades prestigiam abertura 

Presente pela primeira vez no evento, o presidente executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, ficou bastante surpreso ao ver as novidades apresentadas pelas indústrias de componentes. Ele esteve acompanhado do presidente do conselho deliberativo da entidade, Caetano Bianco Neto.  

Daniel Horongoso, gerente executivo da região Sudeste do Sesi/Senai, representou o presidente da Fiesc, Mário Cézar de Aguiar. Na avaliação dele, São João Batista é um exemplo para todo o setor e todos os empresários do Brasil. “Nas pessoas do Almir e Levi, temos aqui verdadeiros empresários. Eles são entusiastas do associativismo e lutam pelo setor e sociedade local”.

Para ele, a Capital Catarinense do Calçado tem um dos cases de sucesso mais relevantes em relação ao poder o associativismo.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Calçados de Goiás, Elvis Roberson Pinto, retornou a São João Batista após oito anos. Para ele, a feira está ainda mais pujante e a união dos empresários batistenses é inspiradora.

A superintendente da Assintecal, Ilse Guimarães afirmou que é fascinada por São João Batista, e por isso, é uma parceira das ações do sindicato. “Os empresários daqui têm um brilho no olhar e sempre apresentam novidades. É uma feira que tem muito a crescer, o polo tem potencial de crescimento”.

Apoio do governo 

Felipe Assunção, secretário executivo de Meio Ambiente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) participou da abertura da Seincc representando o governado Carlos Moisés da Silva.  

Ele garantiu que o governador entende a importância da região e do movimento feito em São João Batista. “Por isso, colocaremos todo o poder de Estado para crescer e desenvolver esta região. Temos alguns projetos que podemos aportar para ajudar e estar mais próximo aos empresários, pois esse é o objetivo do governo”.

Sem ainda conhecer o setor, Assunção ficou impressionado com a feira e garantiu que levará boas percepções e informações ao governador.

O prefeito Daniel Netto Cândido disse que, pelo otimismo dos empresários, não tem dúvidas de que a feira será de grandes negociações. “A Seincc é muito importante para o município e estado, tanto que faz parte do calendário do Brasil”.

O deputado estadual Altair Silva (Progressistas) ficou bastante feliz em ver a força e grandeza da feira. “Acredito que a forma aglutinadora do sindicato junto aos empreendedores fará com que o polo calçadista de São João Batista continue expandindo cada vez mais, conquistando mais mercado e gerando mais empregos”.

Segundo dia  

Nesta quarta-feira, 18, às 17h, a Seincc abre as portas para o segundo dia de feira. Considerado um dos melhores dias, o Centro de Eventos deverá receber mais de 500 visitantes de todo o Brasil, além dos importadores da Colômbia.  

Durante a feira ocorre ainda a Fábrica Inovação, um estande em que é produzido calçados em tempo real, comercializados pelo Lar Olindina Kammer, entidade de São João Batista, que será beneficiada com o valor das vendas. As sapatilhas de bico fino que estão sendo produzidas, são vendidas pelo valor de R$ 39,90.


Fonte:

Deixe seu comentário