Portal da Cidade Brusque

Cidadania

Conferência Brusque Guabiruba debate políticas públicas para pessoas da 3ª Idade

Durante o encontro foram discutidos quatro eixos temáticos voltados para a pessoa idosa

Publicado em 20/03/2019 às 04:13

(Foto: Divulgação/Reprodução)

Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Polícias Públicas foram o tema da 3ª Conferência Municipal Dos Direitos do Idoso Brusque Guabiruba. O evento foi realizado durante toda a quarta-feira (20) em parceria entre as secretarias de Assistência Social dos municípios.

Entre as autoridades, estiveram presentes o secretário de Assistência Social e Habitação de Brusque, Deivis Junior, representando o prefeito de Brusque, Jonas Oscar Paegle, e o prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, ao lado da secretária de Assistência Social do município vizinho, Neide Luzeti Hort.

Durante o encontro foram discutidos quatro eixos temáticos que abordam a discussão de políticas públicas voltadas à pessoa idosa: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; e Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das Políticas Públicas.

Em sua fala, o secretário de Assistência Social e Habitação de Brusque ressaltou o crescimento da comunidade idosa no Brasil e no mundo. “No Brasil, o número de idosos passou de 3 milhões em 1960, para 7 milhões em 1975, e 14 milhões em 2002 (um aumento de 500% em 40 anos) e deverá alcançar 32 milhões em 2020”, lembrou, ao defender a criação de propostas e inserção cada vez mais ativa do público da terceira idade na sociedade.

Deivis lembra que somente em Brusque há 31 clubes de idosos, que representam mais de 3,5 mil pessoas. “Precisamos refletir sobre a importância da garantia e preservação dos direitos dos idosos. Neste sentido, a Política Municipal do Idoso de Brusque vem garantir o bem estar e o direito do idoso a viver com dignidade, garantindo sua participação na comunidade. E o Conselho Municipal do Idoso está pautado nos princípios da prevenção, proteção e promoção do idoso. Junto a ele, está atrelado o Fundo Municipal do Idoso, que é o órgão captador e aplicador de recursos a serem utilizados para a implantação, manutenção e desenvolvimento de planos, programas, projetos e ações voltados aos idosos no nosso município”, ressaltou.

O secretário de Assistência Social ainda aproveitou para adiantar o lançamento de mais uma proposta que vai atender ao público da terceira idade: o Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora para o Idoso. “Este serviço será destinado para a guarda de idosos por famílias previamente cadastradas e habilitadas para este fim. Hoje, Brusque já conta com este serviço para crianças e adolescentes, que funciona de forma efetiva e eficiente. E por isso avaliamos ser importante que os idosos também tenham esta oportunidade de serem cuidados em um ambiente familiar e acolhedor, assegurando seus direitos fundamentais”, observa.

O prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, também lembrou da importância do idoso, que a cada dia tem papel mais fundamental na contribuição com a sociedade. Ele lembra que cada vez mais a expectativa de vida aumenta. “Por isso é importante trazermos esse público para o debate. Não cabe mais apenas ao poder público discutir as políticas, mas sim ao cidadão, de forma participativa, ajudar nessa construção de uma sociedade mais justa. E a Conferência é a oportunidade para isso, de construirmos aquilo que almejamos dentro daquilo que é proveitoso para a nossa sociedade”.

Fonte:

Deixe seu comentário