Portal da Cidade Brusque

FESTA E TRADIÇÃO

Confira como foi o primeiro dia da 10ª Festa Italiana de Guabiruba

Evento reuniu cerca de duas mil pessoas

Publicado em 12/03/2023 às 07:10

(Foto: Gabrieli Kohler)

A Festa Italiana de Guabiruba é um momento celebrativo entre descendentes de imigrantes italianos e simpatizantes da cultura. Em sua décima edição, neste sábado (11), o evento iniciou às 16h30 com uma missa em língua italiana, que reuniu moradores do bairro Lageado Alto e visitantes. A partir das 17h45, os festejos iniciaram com o tradicional “Filó Italiano”, um momento especial em que o público pôde vivenciar a cultura imigrante com música, cantos e brincadeiras, com a presença dos personagens Nono e Nona, os avós italianos.

Já às 20h, após a apresentação dos bailarinos da Fundação Cultural Sandi Menegazzo e Dyego Olímpio, entraram no barril a rainha e princesa da 8ª Festa da Integração e a realeza da 28ª Festa Bergamasca de Botuverá para “Pisa da Uva”, um momento realizado na festa para relembrar a produção de vinho tradicional. E logo após, a banda Ragazzi Dei Monti, vinda do Rio Grande do Sul, agitou a pista de dança com músicas típicas italianas.

Gastronomia

Além de todas as atrações, o público pôde saborear o melhor da gastronomia típica italiana. Na noite deste sábado, foram servidos pratos e porções como macarrões com molhos, risoto, pastéis, pizzas e polenta frita com queijo. Já neste domingo, a festa contará com um delicioso almoço típico italiano. Para beber, o visitante pode escolher entre vinhos, chope de vinho ou pilsen e demais bebidas tradicionais. A venda do almoço foi antecipada e os cartões estão esgotados. Mas, as demais refeições poderão ser compradas na hora.

A Festa não acontecia desde 2019, por conta da pandemia. Mas, assim como nos outros anos, o recurso arrecadado com o evento será destinado às atividades da Associação e à manutenção do Memorial Ítalo-Guabirubense Sacristão Francesco Celva, localizado no bairro Lageado Alto. “Nós tínhamos uma expectativa boa. Claro que sempre surpreende, e mais uma vez nos surpreendeu com o grande público que veio para a festa, que aproveitou toda a parte de gastronomia e a diversidade de apresentações culturais", comenta o organizador Amilton Stedile sobre as duas mil pessoas presentes, e que também convida ao público para a continuidade dos festejos neste domingo, 12.

A 10º Festa Italiana é realizada pela Associação Cultural Italiana de Guabiruba (ACIG) e tem o apoio da Prefeitura de Municipal, por meio da Fundação Cultural. “A retomada deste evento celebra a cultura italiana da forma mais bela, proporcionando às pessoas que conheçam as tradições e memórias vívidas. A Fundação, em parceria com a ACIG, efetiva desta forma eventos no calendário anual, mostrando uma parceria cultural que demonstra inúmeros resultados para ambos os envolvidos”, afirma a superintendente da Fundação Cultural Jenifer Schlindwein.

Confira a programação para este domingo, 12/03

8h30 “Clássicos Della Montagna” - Desfile com carros clássicos antigos saindo da Capela Imaculada Conceição até o estacionamento da festa

9h30 Missa na Capela Santo Antônio

11h Filó Italiano

Chegada do Nono e da Nona

Lançamento do Grupo de Canto do Circolo Trentino di Guabiruba

Apresentação do Jogo da Mora

Apresentação do Coral Italiano

Apresentação do Grupo de Dança Folclórica

Chegada da Befana (personagem folclórico italiano)

Brincadeiras Italianas

11h30 às 13h30 Almoço típico italiano

13h30 Show Pisa da Uva com Realeza da 36º Fenarreco e convidados

14h Show Baile com Banda Ragazzi dei Monti

17h Encerramento

Fonte:

Deixe seu comentário