Portal da Cidade Brusque

Guabiruba

Criatividade e tradição na 2ª Sfilata del Vino

Evento divulgou a 9ª Festa Italiana que acontecerá no dia 16 de março

Publicado em 12/02/2019 às 05:57

(Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Guabiruba)

(Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Guabiruba)

(Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Guabiruba)

Cerca de 200 pessoas e 30 carros alegóricos desfilaram pelas ruas centrais de Guabiruba na 2ª Sfilata del Vino no sábado, 9, com o objetivo de valorizar a cultura e divulgar a 9ª Festa Italiana que será realizada no dia 16 de março no Oratório de Santo Antônio, bairro Lageado Alto.

O desfile iniciou no trevo do bairro Imigrantes, nas imediações da empresa NCA Malhas, passou pelas ruas Brusque e 10 de Junho, desfazendo-se no trevo entre os bairros Pomerania e Aymoré.

Veículos e personagens enfeitados e música típica deram o tom do desfile, que foi aberto pelo mister Vale Europeu Luciano de Freyn e Miss Guabiruba Emiliane Huber. Participaram ainda a realeza da Festa da Integração e parentes das famílias homenageadas durante o evento: Stedile, Dematé, Pontalti, Comper, Dalbosco e Ponticelli. 

Uma das homenageadas foi Olga Pontalti, 90 anos, que desfilou com a família. “Foi muito bonito. Eu estava doente. Parece até que fiquei melhor”, contou ela, que tem cinco filhos, 15 netos, 10 bisnetos e um tataraneto chegando. “Se Deus quiser, ano que vem estou aqui de novo”, disse.

A moradora do bairro Lageado Alto, Zilma Gums Stedile, 51 anos, vestiu-se de espantalho para homenagear os imigrantes. “O espantalho era utilizado e ainda é para assustar passarinhos e aves das plantações”, explicou ela, lembrando que o boneco, feito de roupas velhas, palha e chapéu é um símbolo do início da colonização.

Várias pessoas acompanharam e puderam degustar os cerca de cem litros de vinho distribuídos. “Eu amei. O vinho estava muito gostoso. Viemos festejar esse evento muito legal”, disse Meri Schelemberg, 45 anos, acompanhada do filho e amigos.

O evento foi organizado pela Associação Cultural Italiana de Guabiruba – ACIG. Para o presidente da entidade, Carlinhos Poltaldi, a expectativa foi correspondida. “Todos ajudaram, colaboraram e assim a gente vai continuar”, pontuou. O diretor administrativo da ACIG, Amilton Stedile, lembrou que em 1875 chegaram os imigrantes italianos para Guabiruba. “Tiveram bastante trabalho, sacrifícios, mas nunca desistiram e venceram, deixando essa linda história da imigração italiana na nossa cidade”. 

Para a presidente da AVIGUA, Rosemari Glatz, o momento foi muito rico e mostrou o amor da população pela sua cultura. “Estamos em fevereiro e normalmente as atrações turísticas da cidade começavam ano sim, ano não, com o espetáculo Paixão e Morte de um Homem Livre. E agora passamos a ter uma programação já em fevereiro. E isso é importante para o desenvolvimento da cidade, principalmente do ponto do turismo, que precisa ter elementos acontecendo de preferência todos os meses”, declarou.

Para o prefeito, Matias Kohler, o desfile está consolidado e junto com a Festa Italiana torna-se grande atrativo do calendário turístico e cultural. “O desfile mostrou a força da organização da comunidade guabirubense, evidenciando ainda sua beleza e seu talento na forma de se manifestar”, ressaltou. Já o vice-prefeito, Valmir Zirke, também destacou o sucesso do evento. “Dessa forma se mantem viva a história da cultura da imigração italiana no município”.  

 

Fique por dentro

16/03 – 9ª Festa Italiana no Oratório de Santo Antônio, bairro Lageado Alto

Ingressos para o prato típico: oneticket.com.br ou Loja Stedile Materiais de Construção (Rua Brusque, 1261, Centro de Guabiruba)

Informações: 9 9971-2699 ou 47 3354-0194

Fonte:

Deixe seu comentário