Portal da Cidade Brusque

NOVA ESTAÇÃO

Dada a largada para a estação das flores

Primavera começa oficialmente às 16h21 desta quarta-feira (22)

Publicado em 22/09/2021 às 08:36
Atualizado em

(Foto: Vanessa Fagundes/Portal da Cidade Brusque)

A primavera começa oficialmente às 16h21 desta quarta-feira (22) e, novamente, será caracterizada pelas chuvas, por temperaturas em elevação e, claro, pelo desabrochar das flores.

Conhecida como “estação das flores”, o período é marcado pelo chamado equinócio de primavera, que sinaliza o momento do início exato da estação. O equinócio é um fenômeno onde o sol atinge com maior intensidade as regiões próximas a linha do Equador. Neste período, o dia tem a mesma duração nos hemisférios norte e sul.

Em relação as temperaturas, a primavera é conhecida por ter um clima mais ameno, ou seja, nem tão quente e nem tão frio. Com isso, de acordo com a Epagri Ciram, massas de ar frio são esperadas para a estação em 2021, com formação de geada e até temperaturas próximas de 0° C, em regiões mais altas de Santa Catarina. Tudo isso, intercalado com massas de ar seco, que deixarão as temperaturas próximas da média climatológica.

Já a chuva, que começará a aparecer regularmente no fim do dia, deve ocorrer com frequência em cidades do Vale do Itajaí. Até o início do verão a chuva estará associada a passagem das frentes frias, sistemas de baixa pressão e a Sistemas Convectivos de Mesoescala (SCM). Com isso, a partir da segunda quinzena de novembro, as pancadas de verão, associadas a convecção da tarde, passam a acontecer com mais frequência.

Segundo a Epagri, Brusque e região devem registrar em setembro uma média de 110 a 170mm. Já em outubro entre 140 a 180mm e ainda em novembro, uma média de 130 a 180mm.

Outra característica da estação é a formação de nevoeiros, devido as chuvas comuns desta época, associados assim a baixa nebulosidade, principalmente durante a noite e ao amanhecer.


Fonte:

Deixe seu comentário